A campanha Banco Vermelho, de combate ao feminicídio e pelo fim de todas as formas de violência contra mulheres, chegou ao município de Vale Verde. A instalação ocorreu no começo do mês, com a presença de autoridades locais e representantes da Justiça estadual.
A iniciativa é uma parceria do Poder Judiciário e da Prefeitura. O banco está localizado na frente da sede municipal, na área central da cidade. A ação teve origem na Itália, em 2016. No Brasil, foi instituída pela Lei n° 14.942, de 31 de julho de 2024. Consiste na instalação dos assentos em espaços públicos de grande circulação.
LEIA TAMBÉM: Novo traçado nas Curvas do Pinheiral pode resultar em aumento na tarifa do pedágio
Publicidade
O juiz Alexandre Scarparo ressalta que o objetivo é criar um espaço seguro para que pessoas em situação de violência busquem ajuda de forma discreta e imediata. “Como membro da Coordenadoria de Combate à Violência Doméstica (Cevid) do TJRS (Tribunal de Justiça do Estado), tenho convicção de que a implementação de medidas educativas e de apoio é essencial para a redução dos índices de violência na sociedade. O Banco Vermelho simboliza não apenas a luta contra a violência, mas também a conscientização de que todos devemos ser agentes de transformação e proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade