Em reunião na sexta-feira, 20, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) orienta que a população não saia de casa após às 20 horas. A medida passa a valer na segunda-feira, 23.
Na nota oficial, a Amvat estabelece ainda que sejam fechados todos os estabelecimentos comerciais, por tempo indeterminado, podendo atender somente em casos excepcionais e mediante agendamento. O funcionamento também deve ser até às 20 horas. A exceção vale para farmácias, postos de combustíveis e clínicas de atendimento na área de saúde. Já os estabelecimentos de alimentação como mercados e armazéns, restaurantes e padarias também podem funcionar fora do horário, mas adotando medida restritiva de acesso ao público e estabelecendo horário especial de atendimento exclusivo de pessoas do grupo de risco. Em relação a velórios, que sejam realizados no máximo em até quatro horas, sendo restrito a familiares.
LEIA TAMBÉM: Saiba o que fazer se apresentar os sintomas do novo coronavírus
Orienta ainda que todos os municípios declarem estado de calamidade pública e que as prefeituras passem a trabalhar de portas fechadas por tempo indeterminado, com redução no número de servidores. Se possível, que os funcionários sejam colocados em regime de home office. A exceção vale para os que atuam na área da saúde e outros serviços essenciais.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade