Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENXURRADA

Vale do Taquari: destruição, mortes e mais de 200 pessoas desaparecidas

Foto: Mateus Souza/Grupo A Hora

O Vale do Taquari foi a região mais atingida pela enxurrada. Cidades como Muçum, Roca Sales, Lajeado e Estrela ficaram sob a água na enchente que é vista como a segunda maior da história da região, chegando a atingir 29,63 metros. No Rio Grande do Sul, morreram 21 pessoas, 15 apenas no município de Muçum, que ainda contabiliza mais de 200 pessoas desaparecidas. Outros óbitos foram registrados em Estrela, Lajeado, Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras. Às 16h15 dessa terça, conforme a Prefeitura de Lajeado, o nível do Rio Taquari, no município, se estabilizou. E já no início da noite, segundo informações de veículos de comunicação locais, começou a baixar.

LEIA MAIS: Equipes localizam 15 corpos em Muçum; ao todo, já são 21 mortos no RS devido às enxurradas

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, informou em seu Instagram o processo de baixa do nível do rio. “Vamos seguir a noite toda trabalhando para quem ainda necessite.” Em outro vídeo, Caumo pediu para que os munícipes evitassem circular em Lajeado. “As vias do Centro estão todas congestionadas, a água tem invadido as principais ruas da cidade”, ressaltou às 9h30 dessa terça-feira.

Publicidade

O governador Eduardo Leite visitou Lajeado e ouviu os moradores que estão abrigados em lugares disponibilizados para isso. “Todas as atenções estão voltadas ao Vale do Taquari. Municípios como Roca Sales, Muçum, Lajeado, todo o entorno, é onde está o nosso foco, para fazer o resgate das pessoas. A reconstrução, os bens materiais, vamos ver em seguida quando a situação estiver estabilizada. Agora é cuidar das vidas das pessoas.” Leite comentou que já conversou com ministros para pedir apoio do governo federal.

LEIA MAIS: Venâncio Aires decreta situação de emergência após enchente; mais de 70 pessoas já foram resgatadas

Ainda conforme o governador, no momento em que a Brigada Militar realizava a tentativa de um resgate aéreo, o cabo que levava uma senhora no Vale do Taquari, sobre o Rio Taquari, rompeu-se e a mulher acabou perdendo a vida. O brigadiano também caiu na água, mas conseguiu sobreviver e foi encaminhado para atendimento médico. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prestou solidariedade ao povo gaúcho. “Nesta quarta-feira o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. Nós estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário”, observou.

Publicidade

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile