Nesta segunda-feira, 23, Vale do Sol deu início aos trabalhos com o caminhão-pipa terceirizado, locado através de recursos do governo federal, viabilizados em decorrência da última estiagem. O veículo, com capacidade para 8,5 mil litros, fará o abastecimento de água nas localidades do interior que ainda enfrentam reflexos da seca. É o caso de Alto Trombudo e Boa Esperança.
Em 12 de janeiro deste anos, por intermédio de decreto, foi declarada situação de emergência no município devido à estiagem. Na mesma data, foi encaminhado pedido para a homologação federal e estadual, pedido atendido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional. Com isso, Vale do Sol pediu auxílio ao governo federal. O socorro foi aprovado em 31 de março, garantindo repasse no valor de R$ 167.680,00 para ações de prevenção a estiagem.
LEIA TAMBÉM: Vale do Sol recebe ação do programa Arborização + Segura da RGE
Publicidade
Na semana passada, foram finalizados os processos de licitação para contratação das 270 horas de locação de caminhão-pipa. Além disso, foram licitadas 224 cestas básicas, que serão adquiridas e entregue nos próximos dias às pessoas afetadas pela estiagem. Ainda será obtido um reservatório para transporte de água potável. Todo o custo das aquisições serão pagas com recursos federais, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, sem contrapartida financeira do município.
Além dessas aquisições, o prefeito Maiquel Silva antecipa que, em breve, será realizada a perfuração de três poços artesianos, que serão licitados no mês que vem. A perfuração faz parte do cronograma de ações a serem realizadas para amenizar os problemas no abastecimento de água do município.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.