Na tentativa de liberar recursos aprovados por meio da Consulta Popular para a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), uma comitiva da região se reuniu na segunda-feira, 22, com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. O valor correspondente à votação de 2020/2021 é de R$ 371.428,00 e ainda terá contrapartida da Prefeitura de Vale do Sol (que será a executora do projeto), no valor de R$ 35.253,72.
A audiência, que terminou com a liberação dos valores, serviu justamente para saber como e quando se dará o repasse dos valores. O prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, destacou o caráter regional do projeto. Explicou que o município adquiriu uma área de terras, em 2019, para a construção da escola, que será custeada com emendas parlamentares.
LEIA TAMBÉM: Estudantes de Vale do Sol farão curso de técnicas agrícolas
Publicidade
Santini frisou que, com a reestruturação da Secretaria de Agricultura em duas pastas, muitas demandas estão sendo definidas. No entanto, por ordem do governador Eduardo Leite, pagamentos da Consulta Popular devem ser priorizados.
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, salientou a importância do projeto para a região. “A Efasol busca incentivar, valorizar e qualificar os processos de aprendizagem dos estudantes, para que estes apliquem e vivenciem o conhecimento na sua propriedade. Assim os investimentos via Consulta Popular certamente irão oportunizar um melhor ambiente para todos”, observou.
LEIA TAMBÉM: Renovado convênio para manutenção da Escola Família Agrícola em Santa Cruz
Publicidade
O projeto aprovado para Vale do Sol tem como foco o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção do êxodo rural. Os recursos irão contemplar, entre outros, a aquisição de laptops, mobiliário para a escola e alojamentos, livros e maquinário para utilização nas atividades práticas de campo. O educandário tem 102 estudantes, de 15 municípios, e está localizado na região de Formosa.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade