Emancipado no dia 10 de novembro de 1991 e oficializado como município em 20 de março de 1992, Vale do Sol celebra 30 anos. Na época, foi desmembrado dos distritos de Trombudo, Formosa e parte de Herveiras, que pertenciam a Santa Cruz do Sul, e também de parte de Candelária. O nome foi decidido a partir de uma votação, que escolheu, entre outras opções, a sugestão feita pelo médico Luiz Arthur Jacobus.
Para resgatar essa trajetória e valorizar os potenciais locais, o aniversário contará com uma programação especial. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Maiquel Silva e as soberanas, a rainha Marieli Muller e as princesas Thainá Beling e Fernanda Quoos, em visita à Gazeta do Sul.
LEIA MAIS: Vale do Sol prepara festividades para comemorar 30 anos de emancipação
Publicidade
A Semana do Município será aberta nesta sexta-feira, 4, e segue até o dia 13. Para o trio de representantes, será uma emoção especial. Elas foram coroadas em 2019, e logo depois todos os eventos foram cancelados devido à pandemia. Por isso, a rainha e as princesas ganharam um novo mandato e os festejos pelos 30 anos de emancipação político-administrativa são vistos de um modo especial.
“Neste ano ano as atividades começaram a mil, e o coração transborda de alegria. O tema da festividade é Riquezas do Vale e traz toda a parte histórica do município, divulgando desde a nossa saborosa boia forte até os casarões, igrejas, balneários, o coral e toda música e encanto que envolvem o município”, diz Marieli.
LEIA TAMBÉM: Vale do Sol sediará o pedal Caminhos do Chopp em dezembro
Publicidade
A princesa Thainá salienta que os visitantes não poderão deixar de provar uma delícia com o gosto de Vale do Sol: a tradicional boia forte. “É nosso prato típico, saboroso e com toda uma história legal por trás. Ir a Vale do Sol e conhecer a boia forte é essencial.” Para quem ficou curioso sobre o que vai na receita, a princesa Fernanda explica. “Tem diversos legumes, brócolis, couve-flor, cebola e outros vegetais, e carne também. Na maioria das vezes é feita em tachos, servidos em grande quantidades. É um prato que sustenta bastante, como uma sopa mais encorpada, com muitos ingredientes. É o sabor de Vale do Sol.”
Prefeito eleito no segundo mandato, Maiquel Silva era um jovem sonhador quando viu os distritos de Trombudo e Formosa virarem Vale do Sol. Após atuar como vereador, ele se diz um privilegiado por ser o administrador atual. A expectativa da Prefeitura é receber muitos visitantes para mostrar à região o município de 11 mil habitantes, por meio das festividades que comemoram a emancipação.
LEIA TAMBÉM: Encontro “Viver vale a pena” em Vale do Sol aborda saúde mental
Publicidade
“O tema Riquezas do Vale é para resgatar o que Vale do Sol tem de melhor no que diz respeito a turismo e cultura, além do povo trabalhador, acolhedor e receptivo, que luta por seus ideais. Vamos trazer o que foi feito desde sua emancipação e projetar os próximos 30 anos”, destacou o prefeito. Entre os momentos mais aguardados estão os shows, com destaque para as bandas Portal da Serra e Máquina Total, que se apresentam no dia da abertura, e para o pocket show de Thomas Machado na segunda-feira, 7, na abertura da Feira do Livro.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.