Os 31 municípios que integram o Comando Regional de Políciamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo irão receber o reforço de 50 novos policiais militares. Parte do novo efetivo é composta por soldados recém formados, que já começaram a atuar na região nessa segunda-feira, 19. Ao todo foram 10 PMs estreando nessa segunda-feira. Dois foram locados em Santa Cruz do Sul e quatro em Barros Cassal, enquanto Passa Sete, Mato Leitão, Gramado Xavier e Cachoeira do Sul receberam um policial cada.
De acordo com o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, a divisão dos primeiros 10 PMs foi pensada com base nos critérios estabelecidos pela Secretaria de Segurança Pública para distribuir os 1.965 soldados da BM que se formaram no Estados no início desse mês. Os requisitos incluem a lotação de pelo menos cinco policiais militares por município, destinação de parte do novo efetivo para os municípios sede dos cursos de formação, municípios que integram o RS Seguro, estudo que aponta as cidades com maiores índices de violência; reforço dos Pelotões de Operações Especiais (POE) e criação de dois novos Batalhões de Operações Especiais (BOE).
“Com isso todos os municípios da região que receberam os policiais nessa segunda-feira passam a ter o número mínimo de cinco PMs. Barros Cassal, que recebeu o maior número, além de ser um município que precisava de reforço por conta do histórico de assaltos a banco é também um município que fica em um local estratégico entre o Comando Regional do Vale Rio Pardo e o do Vale do Taquari, e que agora terá um pelotão forte para poder prestar reforço a Boqueirão do Leão e Gramado Xavier, por exemplo”, detalhou o coronel.
Publicidade
O destino dos outros 40 PMs, conforme Moresco, deve ser definido nos próximos dias. É desse montante, inclusive, que devem ser destinados pelo menos oito brigadianos para Rio Pardo, que sediou o curso de formação na região. Já Santa Cruz deve ter pelo menos 10 novos PMs ao final da distribuição. A classificação será feita com base no Banco de Intenções de Transferências (BIT).
“Policiais antigos, que por ventura são da nossa região mas estão atuando em outros municípios fora dela poderão ser realocados”, explica. Ainda conforme o tenente-coronel, a vinda dos novos brigadianos deve contribuir de forma significativa para a segurança pública da região. “Todo aumento acaba te dando a possibilidade de aprimorar todas as ações de policiamento ostensivo, especialmente quando falamos de visibilidade policial, já que teremos de fato mais policiais nas ruas. Logicamente, agora poderemos ofertar melhores condições de segurança para a comunidade”, destacou.
Publicidade