Com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lança o projeto Escolha Certa. A ação, que será realizada entre os meses de maio e dezembro deste ano, é destinada aos estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021. As inscrições estão abertas até 20 de maio. O início das aulas está previsto para o dia 30 de maio.
Serão oferecidas quatro opções de trilhas de aprendizagem. Em todas, serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital, com foco na capacitação para o mercado de trabalho. As opções contemplarão:
- Opção 1: Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital, com foco na capacitação para o mercado de trabalho;
- Opção 2: Preparação para o Enem com acesso gratuito à plataforma Me Salva, além dos conteúdos da opção 1;
- Opção 3: Cursos de capacitação em tecnologias da informação, desenvolvimento de sistemas, programação e outras áreas de tecnologia e empreendedorismo, além de conteúdos da opção 1;
- Opção 4: Capacitação em Economia Criativa: artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação; além dos conteúdos da opção 1.
LEIA TAMBÉM: Enem 2022 recebe 1 milhão de inscrições no primeiro dia; saiba como fazer a sua
Publicidade
As aulas ocorrerão no formato híbrido, onde o estudante poderá escolher se prefere cursar de forma presencial ou apenas remota. As aulas presenciais ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras à noite, das 19 horas às 22 horas, no polo selecionado pelo aluno. Na região de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), as atividades presenciais vão acontecer na Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem, em Venâncio Aires. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas.
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos depois de estarem formados. “Vivemos um momento de muitas dificuldades devido à pandemia, e na área da Educação não seria diferente. Nossos alunos do Ensino Médio tiveram perdas de aprendizagem, e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Ministro da Educação diz que recuperação da aprendizagem é o principal desafio
Publicidade
Capacitações com instituições parceiras
Os alunos que se inscreverem no Escolha certa terão indicação e acesso gratuito a alguns cursos da temática escolhida com instituições parceiras. A iniciativa tem o intuito de oportunizar o conhecimento e aproximar ainda mais os estudantes do mercado de trabalho e da área em que desejam atuar. Entre os parceiros da Seduc estão o SEBRAE, o SENAI, o Instituto Caldeira, a plataforma Me Salva e o Co.liga.
Serviço
- O quê: projeto Escolha Certa
- Para quem: estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021, que querem melhorar as aprendizagens e aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho
- Quando: de maio a dezembro de 2022
- Como: aulas em formato híbrido, no qual o estudante poderá escolher se prefere cursar de forma presencial ou apenas remota.
- Inscrições: até 20 de maio, clicando aqui
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade