Categories: Regional

Vale do Rio Pardo tem primeira morte por Gripe A no ano

O Vale do Rio Pardo registrou a primeira morte por gripe A em 2019. Uma mulher, de 46 anos, morreu em Vale do Sol com H1N1 no dia 27 do mês passado. Ela não tinha se imunizado e não teve a identidade revelada. Desde o começo do ano, já aconteceram 28 mortes por gripe no Rio Grande do Sul.

Dos casos, 20 foram por H1N1, seis por H3N2 e dois por Influenza B. No total, 217 casos de influenza foram notificados no Estado, sendo 152 de H1N1 e 50 de H3N2, além de outros nove de gripe A não subtipados e seis de influenza B.

Em Santa Cruz, foram cinco casos confirmados, mas sem registro de morte. No total, nove casos foram registrados até o momento no conjunto dos 13 municípios que compõe a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde: além de Santa Cruz, foram registrados um caso em Pantano, um em Passo do Sobrado, um em Venâncio Aires e o caso de Vale do Sol, que culminou com o óbito.

Publicidade

Conforme o boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica do Estado, cerca de 70% dos casos confirmados para Influenza apresentavam pelo menos um fator de risco. A condição de risco mais frequente foi ter menos de 6 anos e mais de 60. A utilização de antiviral entre os casos ocorreu em quase 72% e de forma oportuna em 40%.

Em relação aos óbitos, 82 apresentavam pelo menos um fator de risco. A condição de risco mais frequente, em 53% dos casos. Em torno de 70% dos casos que evoluíram para óbito, os pacientes fizeram uso do medicamento Oseltamivir. No entanto, apenas 32% usou oportunamente o medicamento. Três óbitos foram considerados vacinados contra influenza.

LEIA MAIS: Confirmado o quinto caso de gripe A em Santa Cruz neste ano

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.