Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CENSO 2022

Vale do Rio Pardo tem mais de 37 mil domicílios não ocupados; veja dados por município

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

Vale do Rio Pardo tem mais de 37 mil domicílios não ocupados; veja dados por município

Santa Cruz do Sul tem um dos menores índices de imóveis desocupados da região

O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que Vale Verde é o município da região do Vale do Rio Pardo com maior proporção de domicílios particulares permanentes não ocupados, com 37,12%. Em segundo lugar está General Câmara, com 29,79%, seguido por Encruzilhada do Sul, com 25,48%. Com menor percentual aparecem Arroio do Tigre (11,67%), Santa Cruz do Sul (12,24%) e Sobradinho (12,85%). O total na região é de 37.267 domicílios.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Vale Verde, Cláudio Froemming, atribui o alto índice de domicílios particulares não ocupados no município ao Balneário Monte Alegre, pois no local há aproximadamente 300 casas com uso apenas em alguns finais de semana por veranistas. Explica que na cidade e no interior é raro encontrar residências fechadas, sem moradores.

LEIA MAIS: Região tem 217,9 mil domicílios particulares; veja os dados do IBGE

Publicidade

Em General Câmara, o grande índice de domicílios sem ocupação é consequência do elevado número de casas da vila militar abandonadas, algumas já em ruínas. Na cidade há mais de 180 residências sem moradores na área pertencente ao Exército, utilizadas no passado por integrantes do efetivo do Arsenal de Guerra.

O número pode aumentar ainda mais caso não ocorra a definição sobre o destino dos imóveis ainda em uso após a desativação do Arsenal, marcada para 31 de dezembro deste ano, conforme portaria do Exército de 11 de novembro de 2022. A instalação da unidade no município ocorreu antes da 2ª Guerra Mundial, em 1935. As atividades serão transferidas para Santa Maria.

LEIA TAMBÉM: População de Santa Cruz do Sul passa de 133 mil; veja números do Censo 2022

Publicidade

As Forças Armadas possuem em General Câmara 242 imóveis e também são donas de um ginásio de esportes, um clube e de 74 hectares de terras. O patrimônio é composto, na maior parte, de residências de militares, da reserva e da ativa. No município vivem 1,3 mil pessoas integrantes do Exército (a maioria são reservistas) e seus familiares.

Os dados do Censo de 2022 ainda revelaram que cinco municípios tinham todos os domicílios coletivos sem moradores na época do recenseamento: Arroio do Tigre, Cerro Branco, Estrela Velha, General Câmara e Vale Verde.

LEIA TAMBÉM: Região tem exatamente 10 habitantes a menos que em 2010; confira os dados por município

Publicidade

Dados do País

O Censo 2022 apontou que domicílios particulares permanentes ocupados aumentaram 26% no País e os não ocupados cresceram 80% desde 2010. O número de domicílios particulares permanentes ocupados chegou a 72,4 milhões (eram 57,3 milhões) e de domicílios particulares permanentes não ocupados ficou em 18 milhões (eram 10 milhões).

A pesquisa identificou aumento de domicílios em todos os estados e no Distrito Federal. Eram 67,56 milhões em 2010 e, agora, são 90,68 milhões. A relação entre o crescimento dos domicílios e população aponta para uma queda na média de moradores por domicílio: era de 3,31 no Censo 2010 e alcançou 2,79 no Censo 2022.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.