O amanhecer desta terça-feira, 13, foi gelado no Rio Grande do Sul. O motivo é a atuação de uma massa de ar polar. No Vale do Rio Pardo, uma estação automática na localidade de Linha 17 de Junho, em Venâncio Aires, chegou a registrar – 0,2 graus. Em Santa Cruz do Sul, a mínima foi de 1,4 graus em uma região de baixada, no Bairro Arroio Grande. Já no Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi de -5,2 graus abaixo de zero no município de Pinheiro Machado.
LEIA MAIS: Semana será de tempo ensolarado e frio em Santa Cruz do Sul; confira a previsão
Esse foi um dos dias mais frios do ano mas não superou as marcas ocorridas entre o fim de junho e o início de julho. Em 30 de junho, Santa Cruz teve zero grau, também no Arroio Grande. Já a menor temperatura do Vale do Rio Pardo em 2024 aconteceu em primeiro de julho quando atingiu -1,2 graus em Venâncio Aires.
Publicidade
Frio permanece, mas vai perder força
A terça-feira vai ter máximas que chegam aos 15 graus em Santa Cruz. Já o amanhecer de quarta-feira, 14, deve registrar mínimas novamente inferiores aos 5 graus no município. Ao longo dos próximos dias, o frio gradualmente começa a perder intensidade. No início da semana que vem, alguns modelos chegam a projetar máximas superiores aos 30 graus em Santa Cruz.
O sistema que atua sobre o Rio Grande do Sul impede a formação de nuvens de instabilidade. Com isso, o tempo seco prevalece. A chuva só deve retornar ao estado a partir da próxima semana.
Publicidade