Polícia

Vale do Rio Pardo registra queda nos principais índices criminais; confira

Segundo dados do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), em 2023 houve queda nos índices dos principais tipos de delitos nos 31 municípios de abrangência da corporação. A comparação é de janeiro, fevereiro e a primeira semana de março deste ano com o mesmo período de 2022.

LEIA TAMBÉM: Homem é preso enquanto estrangulava ex-companheira dentro de carro na BR-290

De sete indicadores levantados, cinco tiveram quedas substanciais nos números. O único que apresentou aumento na apuração divulgada ontem pela Brigada Militar foi o roubo a pedestre – elevação de 2,12%. Os homicídios mantiveram o patamar dos primeiros três meses do ano passado, enquanto os roubos a residências e estabelecimentos comerciais; roubo e furto de veículos e furto de gado – o chamado abigeato – apresentaram queda nas ocorrências.

Publicidade

Subcomandante-geral da BM visita Santa Cruz do Sul

O segundo dia da reunião técnica operacional que o CRPO/VRP realizou na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) contou com a presença, nessa quarta-feira, do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares.

Coronel Douglas: união contra homicídios | Foto: Alencar da Rosa

Desde a manhã de terça-feira, oficiais da Brigada Militar participaram de um encontro de governança em Santa Cruz para alinhar estratégias sobre a atuação da polícia em 2023. O evento ocorreu no anfiteatro do bloco 18 da universidade e foi finalizado nessa quarta.

LEIA TAMBÉM: Comando Regional da BM realiza reunião técnica

Publicidade

O subcomandante destacou que o mesmo encontro ocorreu nos demais comandos regionais da Brigada Militar no Rio Grande do Sul. O objetivo é avaliar e projetar a ação da BM no ano. Uma das principais metas da instituição em 2023 é trabalhar na redução dos homicídios no Estado.

“O homicídio impacta toda a sociedade e tem algumas variáveis ligadas a ele. Nós precisamos, enquanto sociedade, trazer mais atores para fazer o enfrentamento disso”, ressaltou o oficial. “O governo do Estado está trazendo outros estudos para comparar, por exemplo, onde estão ocorrendo os homicídios, como está a escolaridade nessas áreas, como estão a evasão escolar e o desenvolvimento econômico.” Destacou também a importância de iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e as Patrulhas Comunitárias do Interior (PCIs) no combate à criminalidade.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.