Depois do veranico do último fim de semana, a população deve se preparar para os dias mais frios do ano até agora, na virada de junho para julho. A meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, informou que uma massa de ar de origem polar de trajetória continental vai avançar pelo interior da América do Sul e derrubar as temperaturas também em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, chegando até mesmo a pontos do Norte.
Estael explica que o ar frio represado no Sul do continente, com temperatura excepcionalmente baixa nas últimas semanas na Patagônia argentina e no Sul do Chile – até com marcas recordes e uma quantidade enorme de neve –, finalmente avançará até o Brasil com dias gelados neste fim de junho e começo de julho.
LEIA TAMBÉM: Decisão da Justiça sobre o Caso Pronaf deve sair até o fim do ano
Publicidade
“Com a oscilação Antártica adentrando terreno negativo, abre-se o chamado ‘corredor polar’. Isso favorece não apenas uma maior frequência de ingresso de massas de ar frio, como agrava o potencial de irrupções de ar mais gelado nas latitudes médias do continente, capazes de trazer dias muito gelados ou frios para o centro da Argentina, Uruguai, Paraguai e o Centro-Sul do Brasil”, afirma Estael.
De acordo com a MetSul, a previsão é de que nos próximos dez a 15 dias o cenário será mais favorável ao ingresso de ar polar, com altíssima frequência de dias de temperatura baixa e formação de geada no Sul do Brasil. Alguns dias, como devem ser os deste fim de semana e o começo da segunda-feira, tendem a ser gélidos.
Publicidade
This website uses cookies.