O Internacional enfrentou o Santos pela 9ª rodada do Brasileirão 2015 neste domingo, 28, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Inter venceu por 1 a 0 com gol marcado por Valdívia, aos 32 minutos do segundo tempo. Na classificação, o Internacional ocupa a 10ª posição, com 13 pontos. O Santos é o 15º na tabela, com 10 pontos. Na próxima rodada, o Inter enfrenta o Sport na quarta-feira, 1º, às 19h30, na Ilha do Retiro, em Recife. O Santos vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense no Maracanã, na quinta-feira, 2, às 21 horas.
Diego Aguirre reencontraria o Santos após a final da Libertadores em 2011, quando perdeu sob o comando do Peñarol. O Inter se mobilizou durante a semana, com reuniões no elenco e pedidos de mais atitude, para que a equipe possa engrenar no Brasileirão e voltar a pensar no título, que não ganha desde 1979. Nos últimos dois jogos, ambos fora de casa, apenas um ponto foi conquistado.
Disposto a recuperar o terreno perdido, o Inter teria o retorno de Nilmar e D’Alessandro. Os desfalques por lesão seriam Juan (lesão muscular na panturrilha direita), Réver (lesão muscular na coxa direita), Paulão (dores no púbis). Eduardo Sasha (artroscopia no tornozelo direito), Artur (lesão na coxa direita). O lateral Geferson se reapresenta na segunda-feira após a eliminação do Brasil na Copa América e Charles Aránguiz permanece com a seleção chilena, que avançou à semifinal. O Santos, também disposto a melhorar a situação na tabela, não contaria com Robinho, que voltará na segunda-feira após participar da Copa América com a Seleção Brasileira, e ainda com os lesionados Valencia, Chiquinho, Renato, Elano e Alison. O único suspenso seria Rafael Longuine.
Publicidade
A primeira chance foi do Santos, aos cinco minutos. Lucas Lima lançou Geuvânio na direita, que acelerou para invadir a área e finalizar. A bola saiu pela esquerda de Alisson. Aos oito, Geuvânio conduziu na intermediária e bateu para o gol. A bola saiu sem força, à esquerda. Já aos nove, Victor Ferraz cruzou da esquerda e Gabriel cabeceou fraco. Mesmo como visitante, o Santos encontrava facilidade para chegar ao ataque, principalmente às costas de Alan Ruschel. Com fortes dores na coxa esquerda, Alisson foi substituído por Muriel aos 15 minutos. O goleiro sentiu o problema muscular quando deu um chutão para evitar o domínio de Ricardo Oliveira. Jorge Henrique cometeu falta em Lucas Lima e Geuvânio cobrou da intermediária. Muriel fez a primeira defesa aos 16 minutos. Aos 19 minutos, D’Alessandro driblou Thiago Maia, Victor Ferraz e Lucas Otávio na esquerda e finalizou da entrada da área. A bola saiu por cima. Aos 20, Nilmar dominou na área e conseguiu espaço para o chute. Vladimir defendeu com segurança. O Inter quase marcou aos 22, quando D’Alessandro cobrou escanteio curto para tabelar com Anderson antes de cruzar da direita. Ernando ganhou da marcação e cabeceou no travessão.
Inter encontrou dificuldades, mas saiu de campo com os três pontos
Foto: Alexandre Lops/Internacional
Publicidade
Aos 25, Lucas Lima acionou Ricardo Oliveira, que arrancou pelo meio e até concluir na grande área. O chute saiu rasteiro e sem força, fácil para Muriel. Aos 28, Lucas Lima dominou e arrematou de canhota, ainda fora da área. Muriel se esticou e conseguiu espalmar para escanteio. Aos 30, Ricardo Oliveira tabelou com Victor Ferraz e bateu rasteiro. Muriel defendeu no canto esquerdo. O Inter insistiu aos 32 e quase chegou ao gol. Nilmar foi lançado e tentou deslocar Vladimir, que defendeu com o pé. Lisandro López tentou no rebote e foi travado. Aos 39, após um choque entre Rodrigo Dourado e Ricardo Oliveira, o atacante do Santos levou a pior e precisou estancar um sangramento. Aos 44, após disputa de bola na área, Werley deixou para Gabriel, que bateu por cima. Alan Ruschel sofreu uma entorse no tornozelo direito na tentativa de interceptar a conclusão. Aos 47, o Inter rondou a meta de Vladimir, mas não conseguiu concluir.
No segundo tempo, Valdívia entrou na vaga de Alan Ruschel. Com isso, a lateral esquerda passava a ser ocupada por Jorge Henrique. Aos dois minutos, Geuvânio arrematou e Muriel defendeu em dois tempos. Aos 11 minutos, Ernando conseguiu um corte preciso quando Lucas Lima cruzou rasteiro em direção a Ricardo Oliveira, que se posicionava para concluir. Aos 14, D’Alessandro cruzou da direita e Valdívia cabeceou de costas. A bola saiu por cima. Aos 19 minutos, Caju entrou na vaga de Daniel Guedes. A lateral direita passaria a ser responsabilidade de Victor Ferraz. Aos 20, William cruzou da direita e Valdívia ajeitou para finalizar, mas foi desarmado por Geuvânio. Na marca dos 24, Nilmar cruzou da direita e Lisandro López arrematou de canhota, de primeira. A bola saiu à direita. Na sequência, Neto Berola entrou na vaga de Gabriel. Já aos 25 minutos, Anderson conduziu pelo meio e esticou para Jorge Henrique na esquerda. O cruzamento encontrou Nilmar, que escorou para o arremate de D’Alessandro. A bola saiu sem perigo para Vladimir.
Inter venceu por 1 a 0 e subiu para a 10ª posição na tabela
Foto: Alexandre Lops/Internacional
Publicidade
O Inter pressionava e o Santos se restringia a marcar e reduzir os espaços. Aos 31 minutos, Lucas Otávio tocou com a mão na bola pela esquerda. De olho na força aérea, Diego Aguirre colocou Rafael Moura na vaga de Nilmar. Valdívia cobrou a falta e a bola morreu no ângulo esquerdo de Vladimir. Um belo gol para levantar os torcedores no Beira-Rio. Por reclamação, o zagueiro David Braz foi expulso. Aos 35, Valdívia bateu da entrada da área pela esquerda e a bola desviou em Werley. Aos 36, Marquinhos Gabriel entrou na vaga de Geuvânio. Aos 40 minutos, Valdívia tentou o drible e foi impedido de avançar por Werley, que derrubou o meia com o braço esquerdo. O árbitro interpretou com jogada normal e não assinalou pênalti. Aos 44 minutos, Thiago Maia deixou para Lucas Lima na intermediária, que bateu rasteiro. A bola desviou em Ernando e passou rente à trave direita de Muriel. Nos minutos finais, o Inter administrou a vantagem e a condição de um jogador a mais em campo. Vitória simples, mas importante para as pretensões coloradas na competição.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2015 – 9ª RODADA
INTERNACIONAL 1 x 0 SANTOS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 28 de junho de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Freitas Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Rodrigo Corrêa (Fifa-RJ) e Celso Luiz da Silva (MG)
Cartões amarelos: Jorge Henrique, Lisandro López e William (Inter); David Braz, Lucas Otávio e Neto Berola (Santos)
Cartão vermelho: David Braz (Santos)
Gol: Valdívia (Inter) – 32min/2º
Publicidade
INTERNACIONAL: Alisson (Muriel); William, Ernando, Alan Costa e Alan Ruschel (Valdívia); Rodrigo Dourado, Anderson, Jorge Henrique e D’Alessandro; Nilmar (Rafael Moura) e Lisandro López
Técnico: Diego Aguirre
SANTOS: Vladimir; Daniel Guedes, Werley, David Braz e Victor Ferraz; Lucas Otávio, Thiago Maia e Lucas Lima; Geuvânio (Marquinhos Gabriel), Gabriel (Neto Berola) e Ricardo Oliveira
Técnico: Marcelo Fernandes
Publicidade