Com a chegada do fim do ano, os brasileiros já começam a programar viagens, sejam elas para visitar a família, conhecer novos lugares e sair um pouco da rotina. Pensando nisso, é sempre bom lembrar algumas regrinhas básicas para não esquentar a cabeça e acabar estragando o passeio, principalmente se a viagem for de avião.
Para a consultora de comportamento profissional e etiqueta social, Maria Inês Borges da Silveira, não existe segredo. A dica mais importante é se programar. É preciso saber quantos dias pretende ficar fora, quais os tipos de passeios deseja fazer, qual o clima da região para onde está indo. Ter todas essas informações previamente acertadas fazem com que você aproveite a viagem melhor forma possível. Com a viagem bem programada, é hora de arrumar a mala. Segundo a especialista, a melhor forma de organizar suas roupas é colocando-as em cima da cama. Assim, você consegue ter uma ideia do que está levando e evita o exagero.
“Mesmo que o destino seja uma cidade com temperaturas mais elevadas, é sempre bom levar um agasalho. De preferência roupas que não amassam e combinam entre si. Evite levar sapatos novos, já que esses podem acabar machucando seus pés e atrapalhando o passeio. Se você pretende ficar muitos dias fora, lembre-se que roupas claras sempre sujam mais”, explica Maria Inês.
Publicidade
Quanto à bagagem, a especialista lembra que malas com rodinha facilitam a vida dos passageiros, mas é importante não esquecer de identificá-las. “Como existe uma infinidade de malas iguais, é importante identificá-las de um jeito que você a reconheça com maior facilidade. Coloque fitas, adesivos, use a criatividade. Com isso evitamos o transtorno até mesmo de pegar a mala errada”, explica. Atualmente são permitidas malas de 23 quilos para voos domésticos e 32 quilos para voos internacionais. Excesso de peso pode gerar cobrança extra.
Na hora do embarque não tenha pressa. Respeite o próximo e a sua vez. Lógico, isso só é possível com pontualidade. “Normalmente temos malas para despachar, e é bom chegar ao aeroporto com antecedência, assim não corremos o risco de perder o voo ou atrapalhar os demais passageiros”, comenta. Para quem viaja de primeira classe ou classe executiva, geralmente o espaço para acomodação é maior do que o da classe turista. Lembre-se sempre do próximo, ocupe seu espaço e não invada o espaço dos demais. Ao reclinar a poltrona, por exemplo, cuidado com o passageiro que está atrás de você. Evite luzes ligadas a noite toda e conversas altas e prolongadas.
Chegando ao destino, recomponha sua aparência, deixe o local que você viajou limpo e organizado e não saia correndo. “Para que tudo ocorra bem, precisamos de tranquilidade e organização, assim evitamos qualquer tipo de transtorno que possa vir a estragar a viagem. Fique atento, essas regrinhas são básicas, servem para qualquer viagem, seja ela de trem, ônibus ou carro. São atitudes simples que tornam o passeio ainda mais agradável”, finaliza Maria Inês.
Publicidade
This website uses cookies.