Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ ALBERTO WENZEL

Vai faltar linha

Na manhã dessa segunda-feira, Vera fez a coleta de sangue para seu hemograma. Na terça consultou com a atenciosa oncologista Bruna Fischer. Na quarta passou pela quimioterapia e na sexta retirou a bombinha de infusão da medicação. Ainda na quarta-feira lhe foram aplicadas injeções indicadas para a produção de glóbulos vermelhos e enfrentamento à anemia. Na semana passada, também na quarta-feira, às injeções se somou uma aplicação que auxilia na reabsorção óssea.

O tratamento, iniciado em fevereiro, foi sendo adaptado às condições e respostas da Vera. Intercorrente, em abril, um pouco antes da Páscoa, ela passou por uma cirurgia, realizada pelo habilidoso neurocirurgião Rodrigo Roncaglio, para drenar uma hemorragia subdural.

No momento, ela segue o protocolo denominado “Folfox”, ao tempo em que seu cabelo vem rapidamente se fazendo notar. Inegável seu sorriso frente às brincadeiras de que será presenteada com novas escovas para alinhar o tom cinza esbranquiçado que lhe ilumina a cabeça.

Publicidade

Vera conhece a condição de acometida pelo câncer. Já em 2009 passou pela experiência da retirada de linfomas. Na oportunidade, estávamos morando em Porto Alegre. Agora foi diagnosticada com metástase óssea com infiltração medular, recebendo exemplar tratamento, via IPE, pela dedicada e competente equipe coordenada pela enfermeira Geovana Onófrio, da clínica Saint Gallen.

Quando retornávamos das injeções de quarta-feira, perguntei a Vera como estava se sentindo. Ela não duvidou: “Estou bem. Gostaria de passar no mercado para aproveitar a oferta de frutas”. Claro que fomos. Há alguns dias, ela vem se alegrando com pequenas caminhadas. Adora as visitas. Tem recebido carinho por onde tem passado. Novas e antigas amizades renovam-se a cada reencontro. Familiares, além do apoio incondicional, têm lhe prodigalizado momentos de paz e profunda empatia. Sentimento que perpassa a todos que com ela se conectam de diferentes formas. Cada pessoa encontra, na sensibilidade do momento, a mais sincera sintonia solidária.

Dores e limitações entremeadas por alegrias e esperanças ampliadas desenham nosso dia a dia. Descobrimos que afetos se multiplicam em sinergia para além de meras somas. Perguntada sobre o que recomendaria a quem como ela transita por esta fase da vida, Vera por um instante desvia o olhar do crochê: “Siga a recomendação médica, tenha fé e recolha os conselhos e os respeite, mas não abra mão da ciência, ainda mais se ela vier com afeto. Outra coisa: quando chegar o diagnóstico da doença não se desespere, pois está aí o início da cura.” Em reconhecimento a tantos que vêm contribuindo para sua recuperação, Vera pretende brindar com um “sousplat”, um crochê que enfeita o prato sobre a mesa. Haja fio!

Publicidade

Vera se sente confortada. Sabe que a vida é bela e merece ser experienciada da melhor forma possível. Também sabe que as urgências nem sempre têm tanta pressa e que cada dia é um dia.

CONVITE
No dia 9 de outubro, as 16 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, por ocasião da 7ª reunião pública do Conselho Gestor do Movimento pelo Cinturão Verde, será apresentado pela conselheira e secretária do Meio Ambiente, Simone, e sua equipe um painel sobre as atividades até agora realizadas, seu andamento e perspectivas. Você será muito bem-vindo. O futuro socioambiental nos conclama.

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.