Segundo um levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, pelo menos 26 mil doses da vacina Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz) foram aplicadas fora do prazo de validade no Brasil. O problema ocorreu em 1.532 municípios brasileiros, entre eles Santa Cruz do Sul.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, levantados pelo jornal, três doses desta vacina foram aplicadas já após a data de vencimento, em uma unidade de saúde identificada como Ambulatório Central, em Santa Cruz do Sul. Elas eram do lote 4120Z005, cujo prazo de validade expirou em 14 de abril. Dos municípios abrangidos pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, apenas Santa Cruz consta no levantamento da Folha.
LEIA MAIS: Com fim das doses nos postos, orientação é procurar o Parque da Oktoberfest
Publicidade
As pessoas que receberam a vacina Covishield após esta data, devem verificar suas carteiras de vacinação, onde consta o lote do imunizante administrado. Caso a pessoa verifique que recebeu a dose vencida, deve procurar uma unidade de saúde, para orientações. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, do Ministério da Saúde, as pessoas que receberam vacina vencida precisam ser revacinadas.
Questionada, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou que vai fazer um levantamento dos lotes aplicados e, se confirmado o problema, entrará em contato, “individualmente”, com os vacinados e tomará as medidas cabíveis, “conforme orientação do Estado.”
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.