Chegaram à região na manhã desta terça-feira, 25, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. São 3,2 mil doses. O produto foi buscado em Porto Alegre por uma equipe da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e transportado em contêineres térmicos da própria fabricante, que mantêm a temperatura a 70 graus negativos.
O imunizante precisa ser mantido em temperaturas extremamente baixas, para conservação. Também por isso, a remessa foi levada diretamente à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que disponibilizou um ultrafreezer, capaz de atingir temperaturas abaixo dos 60 graus negativos.
A distribuição aos municípios da região só deve ocorrer na próxima segunda-feira, 31. Segundo a coordenadora da 13ª CRS, Mariluci Reis, os municípios ainda dispõem de doses da Covishield (Oxford/Astrazeneca/Fiocruz) para aplicação ao longo da semana e por isso houve acordo para esta data. Além disso, após ser retirada do ultrafreezer a vacina pode ser mantida em refrigerador, com temperaturas entre 2 e 8 graus, por, no máximo, cinco dias.
Publicidade
LEIA MAIS: Abaixo de 60 graus negativos: como funciona o armazenamento da vacina da Pfizer
Equipes das secretarias municipais da saúde receberam treinamento para uso do imunizante da Pfizer, nessa segunda-feira. As doses desta remessa são destinadas a pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal, pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.