A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informa que começa nesta segunda-feira, 24, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Entram no grupo de prioridade para receber a primeira dose do imunizante, a partir de agora, pessoas com algum tipo de deficiência. A ordem segue o estabelecido no Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
O grupo inclui indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, incapacidade ou dificuldade para ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo, para enxergar ainda que com uso de óculos e também aqueles com alguma deficiência intelectual permanente que limite atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outras.
LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul está em ‘momento crucial’ e é esperado aumento dos casos de Covid-19
Publicidade
Para receber a vacina, o tipo de deficiência deverá ser comprovado com documentação. Pode ser apresentado laudo da rede pública ou particular, independente do prazo de validade, desde que esteja indicada a deficiência. Também serão aceitos cartões de gratuidade no transporte público, documentos que atestem atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, documento de identidade com designação da deficiência ou qualquer outro que informe se tratar de pessoa com deficiência.
Caso a pessoa não possua um documento comprobatório, a vacinação será possível a partir de uma autodeclaração, podendo o indivíduo vir a responder por crime de falsidade ideológica, enquadrado no artigo 299 do Código Penal, caso falte com a verdade.
De acordo com Sesa, neste final de semana não haverá vacinação em Santa Cruz do Sul, a aplicação da primeira e da segunda dose será retomada na segunda-feira, 24, conforme as orientações abaixo.
Publicidade
LEIA MAIS: Terminam as doses de CoronaVac para segunda aplicação na Oktober e na Unisc
Confira quem pode tomar a primeira dose nesta segunda:
- pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos
- pessoas com 60 anos ou mais
- pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos
- pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 18 anos ou mais (essas deverão constar em listagem que estará presente nos postos de saúde)
- pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (Hemodiálise), acima de 18 anos (presentes em listagem nominal que está nas unidades)
- trabalhadores das forças de segurança e salvamento (presente em listagem nominal que está no ponto de vacinação ao lado do Cemai)
- pessoas com deficiência
LEIA MAIS: Estado reforça que vacinas distribuídas são suficientes para zerar atrasos na segunda dose
Locais
Postos de Saúde da cidade, do interior e no Cemai
Área Urbana: 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30
Interior: 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16 horas
Publicidade
Segunda dose (apenas Covishield)
Bloco 31 da Unisc (SIS)
Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Públicos
✓ gestantes e puérperas
✓ crianças de 6 meses até 6 anos
✓ trabalhadores da saúde
✓ idosos com 60 anos ou mais
✓ professores
✓ monitores de escolas
Publicidade
Locais
Postos de Saúde da cidade e do interior
Área Urbana: 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30
Interior: 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16 horas
LEIA TAMBÉM: Com cobertura de 20%, procura pela vacina da gripe continua baixa
Publicidade