Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Vacinação de idosos segue nesta segunda e terça-feira em Santa Cruz

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Para receber a aplicação da dose, é necessário apresentar documento de identidade

Mal havia começado a vacinação na manhã de sábado e Íria Bender, de 92 anos, já estava a postos para receber a dose contra a Covid-19. Ela foi levada de carro pela filha Betina ao drive-thru da Rua Ernesto Alves, em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Na casa de dona Íria, moram três pessoas: ela, a filha e a neta.

As três positivaram em julho do ano passado, porém a certeza de estarem livre das complicações chega mesmo agora com a vacina. “Não sabemos como está a nossa imunidade, já faz tempo que adoecemos, e como a mãe tem idade avançada, a vacina dela agora traz um grande alívio”, disse Betina.

LEIA TAMBÉM: Idosa é vacinada no dia do aniversário de 85 anos em Santa Cruz

Publicidade

De acordo com o coordenador do setor de Imunizações da Prefeitura, Róger Peres, até sexta-feira mais de 870 idosos com idade acima de 85 anos já haviam sido vacinados. O objetivo de estender a vacinação pelo fim de semana e ainda na segunda e na terça-feira é facilitar o acesso dessa parcela da população, que em sua maioria depende de familiares para o deslocamento.

A fiscalização interrompeu parte do trânsito entre as ruas Fernando Abott e Senador Pinheiro Machado para garantir a segurança. A ação contou com o apoio de militares do Exército e também integrantes do Grupo Escoteiro Marista São Luís e ocorreu das 8 horas às 17 horas, sem interrupção ao meio-dia. Além do local, a vacinação aconteceu no Cemai e no Parque da Oktoberfest, também em formato drive-thru.

LEIA TAMBÉM: Vacinação drive-thru de idosos acima de 85 anos será mantida no Carnaval

Publicidade

Em razão da fraca procura pela vacina na manhã de sábado, uma equipe de profissionais foi destacada para a vacinação de idosos acamados. Em uma residência da área central, três idosos receberam as vacinas na mesma ocasião. Urmanzina da Cunha, 97 anos, Valdemar Zanetti, 86, e Neida Zanetti, 77 – essa última, responsável pelos cuidados da mãe e do marido.

“Eu já estava muito ansioso, nunca chegava a hora”, contou Valdemar ao receber a dose. Já Neida estava aliviada, especialmente pela mãe. “A gente se cuida, quase não saio de casa, já vieram até aqui fazer o teste e ninguém teve a doença, mas a gente fica com receio”, contou.

LEIA TAMBÉM: Ministro da Saúde diz que toda a população será vacinada até o fim de 2021

Publicidade

Foram vacinadas 109 pessoas no sábado. Nesse contingente estão idosos acima de 85 anos, acamados acima dessa faixa etária e cuidadores de idosos. Já nesse domingo, 14, foram aplicadas 49 doses. No sábado, como não havia mais procura de pessoas acima de 85 anos, algumas doses restantes nos frascos abertos foram disponibilizadas para membros do Exército, Guarda Municipal e fiscais de trânsito.

Como a orientação da secretaria é não perder as doses que sobrarem, após a abertura dos invólucros, elas deverão ser utilizadas. A vacinação para idosos acima de 85 anos segue nesta segunda e terça-feira no Cemai e no drive-thru do Parque da Oktoberfest. O horário é das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. É necessário portar documento de identidade. Ainda restam 540 doses da vacina.

LEIA TAMBÉM: Com risco de colapso na saúde, Venâncio Aires terá toque de recolher no feriadão

Publicidade

“A vacina é segura”, diz secretária

Ao comentar sobre o andamento da vacinação, a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, ressaltou que o município está seguindo as orientações do Estado quanto à ordem de grupos prioritários. “Nós obedecemos esta ordem de prioridade que vem de cima. Seguimos os critérios definidos pelo Ministério da Saúde e pelo Estado. Mas o importante é dizer que todos terão o seu momento, é só ter calma que a vacina vai chegar.”

Com relação à possível resistência de parte da população à vacinação, Daniela informa que a secretaria planeja novas ações para conscientizar a comunidade. “Não há nenhum relato de efeitos graves decorrentes da vacina. Todos que recebem a dose são orientados a entrar em contato com a Vigilância Sanitária caso apresentem algum sintoma mais forte, mas não há casos, a vacina é segura. Na verdade, a vacina hoje é o que nos traz a esperança de em breve podermos voltar a ter a vida normal que tínhamos antes”, acrescenta.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.