Coronavírus

Vacinação de crianças com comorbidades segue lenta em Santa Cruz

A vacinação de crianças com comorbidades na faixa dos 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias contra a Covid-19 avança lentamente em Santa Cruz do Sul, mesmo com os apelos da Secretaria Municipal da Saúde. Entre 30 de dezembro de 2022 e 5 de janeiro de 2023, somente sete doses foram aplicadas, número considerado muito baixo pela pasta. A preocupação aumenta em função do crescente número de infectados e também das novas variantes do coronavírus.

LEIA TAMBÉM: Saúde recomenda dose de reforço contra a Covid-19 a partir dos 5 anos

De acordo com o secretário da Saúde em exercício, Giovane Alles, não há uma quantidade estimada de crianças com comorbidades nessa faixa etária no município. De qualquer forma, o resultado até o momento está aquém do esperado. “Até agora foram somente sete imunizadas, consideramos um número baixo e reforçamos a importância da vacinação nesse período de maior circulação do vírus”, afirma.

Publicidade

A aplicação deve ser agendada pelos telefones 2109 9302 ou 2109 9311. Ela é feita na Unidade Básica de Saúde Clementina Martini, conhecida também como Posto Central. Fica localizada na Rua Ernesto Alves, junto à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

LEIA TAMBÉM: Reabilitação pós-Covid teve 1,9 mil atendimentos em 2022

A lista de comorbidades inclui complicações cardíacas, respiratórias, neurológicas, imunossupressão, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e também crianças em situação de prematuridade. A imunização completa requer três doses administradas com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda e oito semanas entre a segunda e a terceira. É necessário apresentar a carteira de vacinação, um documento de identidade com o CPF e um comprovante da comorbidade.

Publicidade

Nos demais públicos, da mesma forma, a cobertura vacinal continua baixa. Os dados da Secretaria Estadual da Saúde mostram que Santa Cruz do Sul tem 2.961 crianças de 3 e 4 anos. Destas, somente 375 (12,7%) receberam a primeira dose e 169 (5,7%) estão com o esquema básico completo. No grupo de 5 a 11 anos, os números melhoram. São estimadas 12.249 pessoas no município, das quais 6.901 (67,3%) estão com a D1 e 4.370 (42,6%) estão com D2. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, novo avanço. Dos 9.509 residentes, 8.554 (90%) receberam D1 e 7.326 (77%) D2. A cobertura da dose de reforço, contudo, chegou a apenas 1.173 (12,3%).

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz confirma mais três mortes por coronavírus

Situação atual

O recente avanço da Covid-19 em Santa Cruz do Sul voltou a provocar óbitos. Entre os dias 30 de dezembro e 4 de janeiro foram três mortes contabilizadas em decorrência da doença, de pessoas com 65, 67 e 90 anos de idade. Há ainda sete santa-cruzenses internados nos hospitais do município por complicações do vírus.

Publicidade

O total de casos ativos, que na última semana do ano passado chegou a ultrapassar os 700, agora caiu para 362, segundo dados divulgados pela Prefeitura. Ainda assim, a recomendação das autoridades é para que a população procure a testagem em caso de sintomas e respeite o isolamento se tiver diagnóstico positivo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.