Categories: Regional

Vacinação contra gripe começa dia 17 em Santa Cruz

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe terá início no próximo dia 17 em todo o País e segue até o dia 26 de maio. Em Santa Cruz, as 46,3 mil pessoas que compõe o público-alvo serão as primeiras a receber a imunização. A meta este ano é vacinar 90% desse contingente.

Os profissionais de saúde foram os primeiros a receber as doses. Eles já começam a ser imunizados nesta segunda-feira, 10. Foram incluídos como público prioritário, os professores das escolas públicas e privadas. A partir da próxima segunda-feira, eles devem buscar a vacina que estará disponível em todas as unidades básicas e nos ESFs, no Cemai, SIS da Unisc, Sindicato da Alimentação, Ambulatório do Idoso e no Posto Central. 

Pertencem ao público prioritário pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Publicidade

Foram repassados pelo Ministério da Saúde neste primeiro lote para Santa Cruz do Sul, 11.480 doses da vacina, o que representa 25% do total. As vacinas serão repassado em sete lotes e o próximo ainda não tem data definida para chegar. Este ano a vacina é trivalente e protege contra as Influenzas A, tipos H1N1, H3N2 e Influenza B.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, enfermeira Raquel Emmel Lopes, a vacina é muito segura. “São poucos os eventos adversos, a vacina é contraindicada para indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, para quem já teve a síndrome de Guillain Barrè e para que em doses anteriores apresentou complicações”, disse.

Para receber a dose, profissionais da saúde e professores deverão apresentar a carteira de identidade. Já para grupos com comorbidades mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato, exceto para pessoas que já estejam cadastradas na unidade de saúde e fazem parte do grupo de atendimento.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.