Saúde e Bem-estar

Vacinação contra a pólio é intensificada neste sábado; veja locais

No último dia de campanha de vacinação contra a poliomielite, neste sábado, 22, a imunização irá ocorrer em diferentes pontos de Santa Cruz. Coordenada pela Secretaria de Saúde, a ação acontece na UBS Clementina, conhecida como Posto Central, e na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, das 9 às 13 horas. Outro local será o ginásio poliesportivo do Colégio Polivalente, no Bairro Faxinal Menino Deus, durante feira promovida pelo educandário entre 9 horas e 11h30.

LEIA MAIS: Entenda por que a poliomielite voltou a preocupar o Brasil

Profissionais de saúde também darão continuidade às visitas domiciliares para vacinar as crianças impossibilitadas de se deslocarem às unidades de saúde. O Posto Central ainda oferecerá vacinas de rotina e da campanha de Covid-19, adulta e pediátrica.

Publicidade

O Rotary Club também irá auxiliar na vacinação contra a pólio. Voluntários e integrantes da entidade estarão na Casa da CDL recebendo as crianças e os responsáveis. Será realizado um sorteio de brinquedos da Xalingo.

LEIA MAIS: “O risco da volta de casos de paralisia infantil é real”, alerta pediatra

Saiba mais sobre a poliomielite

A transmissão ocorre pelo contato direto com uma pessoa infectada, pela via fecal-oral (objetos, alimentos e água contaminados com fezes de pacientes) ou pela via oral-oral (gotículas de secreção ao falar, tossir ou espirrar). Os sintomas mais frequentes da doença são febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo, além de vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves, instala-se a flacidez muscular que afeta, em regra, membros inferiores.

Publicidade

Não existe tratamento específico para a pólio. Todas as pessoas infectadas devem ser hospitalizadas e recebem tratamento para os sintomas manifestados. As sequelas da doença estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus. Normalmente, são sequelas motoras e que não têm cura. As principais são: problemas nas articulações; pé torto; crescimento diferente das pernas; osteoporose; paralisia de uma das pernas; paralisia dos músculos da fala e da deglutição; dificuldade para falar; atrofia muscular e hipersensibilidade ao toque.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.