Este sábado, 15, foi de movimentação intensa em três postos de saúde de Santa Cruz do Sul. UBS Clementina Martini, ESF Arroio Grande e UBS Verena abriram as portas pela manhã e à tarde para a aplicação da vacina contra a gripe em idosos e trabalhadores da saúde.
Rejane Wiethölter, de 61 anos, dirigiu-se ao Verena ainda pela manhã. Ela conta que tem feito a vacina todos os anos, e reconhece a importância da imunização como um cuidado individual que contribui para o coletivo. “Se todos fizerem a sua parte, a vida anda mais fácil”, avaliou.
LEIA TAMBÉM: Dupla briga dentro do Cemai, danifica cadeira e vai parar na delegacia
Publicidade
André Henker levou a mãe, Nelvi, de 71 anos, até o posto. Recuperando-se de uma cirurgia no pé, ela foi atendida dentro do veículo, em frente à unidade de saúde, por uma servidora municipal. “É muito importante para evitar a gripe e se proteger”, afirmou.
Enfermeira responsável pela UBS Verena, Fabiana Battisti considerou o movimento da manhã positivo. Até as 11 horas, cerca de 100 pessoas já haviam buscado a vacinação no estabelecimento. “De forma geral, está sendo muito bom. Somente nesta primeira semana, já passamos da aplicação de mais de 500 doses”.
LEIA TAMBÉM: Aumento nos casos de Covid volta a deixar as autoridades em alerta na região
Publicidade
Morador do Bairro Goiás, Romeu Assmann, de 63 anos, foi até a UBS Clementina Martini para garantir proteção contra a gripe. Ele ficou sabendo do dia de vacinação através dos jornais. “Eu acho muito importante fazer, a vacina protege e ajuda”, afirmou.
Somente neste sábado, foram vacinados 50 trabalhadores da saúde e 446 idosos. Desta forma, Santa Cruz do Sul alcançou a cobertura de 19,42% do público idoso e 9,04% entre os trabalhadores da saúde. O coordenador do Programa Municipal de Imunizações, Roger Rodrigues Peres, achou o resultado positivo. “Foi importante para oportunizar a vacinação desses primeiros grupos prioritários e fazer com que os próximos sejam tão bem acolhidos quanto esses primeiros foram”, avaliou.
LEIA TAMBÉM: Covid-19: pesquisa confirma prejuízos de memória em infectados
Publicidade
O secretário de Saúde e vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, considerou que a mobilização teve um bom resultado. “Nosso governo está comprometido em promover saúde para a população. As ações de imunização seguirão acontecendo e esperamos que a população atenda o nosso chamado”.
A partir desta segunda-feira, 17, poderão ser imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, e trabalhadores de educação do ensino básico e superior, de instituições públicas e privadas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!