A Campanha Municipal de Vacinação contra a Influenza, promovida pela Secretaria de Saúde de Sobradinho, se estende até o dia 26 de maio. Até o momento, foram vacinadas 2.967 pessoas, o que corresponde a 70% do público-alvo. Porém, a meta é imunizar 90%. A Secretaria de Saúde lembra que a vacina contra a gripe está disponível nos ESFs dos bairros Rio Branco, Baixada e Copetti, no Posto de Saúde Central e em Vila Gramado.
Este ano, o Ministério da Saúde definiu como grupos prioritários para receber a dose da vacina: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da Saúde; pessoas com idade acima de 60 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade; e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.
Segundo a Secretaria de Saúde, por enquanto, o grupo prioritário que menos foi imunizado é o de crianças, apenas 34%. O secretário Nilo Wietzke faz um apelo aos pais ou responsáveis para que levem as crianças para receber a vacina. Para ser imunizado é necessário estar munido do cartão de vacinação e, no caso dos idosos, também da carteira de identidade.
Publicidade
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam levar, também, uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula devem levar algum documento que comprove a atividade.
Apesar da vacina ser de suma importância para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave a proteína do ovo, crianças menores de seis meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a vacina. Wietzke solicita que a população não deixe para se vacinar na última hora. Ele alerta, ainda, que com a proximidade do inverno, a probabilidade das pessoas contraírem a gripe é maior. Por isso a vacina é tão importante.
Publicidade