ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população

Vacina da gripe foi ampliada

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul amplia, a partir desta sexta-feira, 9, a vacinação contra a gripe para toda a população. A aplicação ocorre nas unidades de saúde do Município. A medida foi adotada após o Ministério da Saúde autorizar estados e municípios a ampliarem a imunização contra a doença.

Mesmo assim, representantes das secretarias estadual e municipais de saúde definiram que a estratégia de continuidade deverá manter uma reserva para atingir, ao menos, a meta de vacinar 90% dos grupos com maior risco da doença: crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos), idosos, gestantes e puérperas. As doses excedentes poderão ser ofertadas para a população em geral. O Ministério da Saúde já informou que não haverá remessas extras aos estados.

Publicidade

Até esse momento, o Rio Grande do Sul apresenta uma cobertura média dos grupos prioritários de 43%, enquanto a meta é 90%. Na região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) a cobertura foi de pouco mais de 60%. Outro pedido é que seja mantido um estoque para a vacinação das crianças que estejam tomando a vacina da gripe pela primeira vez. Nesses casos, são aplicadas duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe

Sugestões de ações estratégicas

Publicidade

O Estado apresentou aos gestores municipais algumas ações com foco nos grupos de maior vulnerabilidade. Entre as estratégias para vacinar crianças, idosos, gestantes e puérperas estão:

Publicidade

– Parceria com escolas
– Busca ativa em consultas de pré-natal e puericultura (período pós-parto)
– Vacinação em asilos (Instituições de Longa Permanência de Idosos) e visita para pessoas acamadas ou domiciliadas
– Vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde (locais estratégicos e drive-thru)

Vacinação Covid e gripe

Publicidade

É preciso manter um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas da gripe e da Covid-19, independentemente da ordem de qual foi a primeira. A orientação visa dar maior segurança para que, qualquer evento adverso pós-vacinação que possa surgir de uma não seja confundido com o outro imunizante.

Publicidade

LEIA MAIS: A uma semana do fim da campanha, cobertura vacinal contra a gripe atinge 60% da meta na região

Publicidade

© 2021 Gazeta