A vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo lento em Santa Cruz do Sul e nos demais municípios da região. Além do elevado número de pessoas com aplicações em atraso, não há previsão de avanço da faixa etária apta a receber o segundo reforço, também conhecido como quarta dose, que segue disponível somente para pessoas com 40 anos ou mais no público geral. Nas últimas semanas, a doença voltou a gerar preocupação entre as autoridades de saúde em função da nova variante BQ.1, derivada da Ômicron.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, a coordenadora do setor de imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), Marlene Weber Andriolo, informou que o segundo reforço está disponível para pessoas com comorbidades e profissionais da saúde a partir dos 18 anos. A população que não se encaixa nesse critério, porém, só pode receber a quarta dose a partir dos 40 anos. Não há nenhuma previsão por parte da Secretaria Estadual da Saúde para reduzir essas idades e ampliar o número de aptos.
LEIA MAIS: Brasil registra 2.073 novos casos de Covid-19 em 24 horas
Publicidade
Ao comentar as ampliações feitas por alguns municípios como Porto Alegre, Marlene explicou que eles tomaram essa iniciativa em razão da baixa procura pela imunização contra a Covid-19 de maneira geral. Com isso, o estoque permanecia alto e as vacinas foram aplicadas para evitar o desperdício em função do prazo de validade.
Os dados do Painel de Monitoramento de Imunizações da Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde mostra que Santa Cruz do Sul tem 41.779 habitantes com a terceira dose (primeiro reforço) em atraso. Isso representa 37,1% de todos os aptos. No que diz respeito à quarta dose (segundo reforço), mesmo com a faixa etária mais limitada, o total de atrasados é ainda maior: 29.527. Esse número representa 59,7% de todas as pessoas que já poderiam estar com a vacinação atualizada mas ainda não compareceram a uma unidade de saúde.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!