Santa Cruz segue vacinando contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 12. São oferecidas apenas doses da Covishield – imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela farmacêutica Astrazeneca, com produção no Brasil pela Fiocruz.
O município retomou nesta terça a aplicação de segundas doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). No entanto, em menos de meia hora de vacinação, a demanda já superou a disponibilidade destes imunizantes. Há expectativa pela chegada de uma nova remessa ainda ao longo desta semana.
LEIA MAIS: Dez municípios da região vão receber câmaras frias para vacinas
Publicidade
A vacinação nesta quarta alcança idosos, pessoas com mais de 40 anos de idade e comorbidades, entre outros grupos (veja detalhamento abaixo). Nesta terça, as gestantes foram removidas, de forma cautelar, do público-alvo da imunização.
A morte de uma grávida imunizada com a Covishield no Rio de Janeiro está sob investigação. Até que haja uma conclusão sobre a relação entre o caso e o imunizante contra a Covid-19, as aplicações neste grupo ficam suspensas. Onde há doses destes imunizantes, as vacinas Coronavac e a da Pfizer devem ser administradas somente a gestantes com comorbidades.
LEIA MAIS: Orientação para gestantes que tomaram 1ª dose da Covishield deve sair nos próximos dias
Publicidade
Vacinação Covid-19 – primeira dose
Público:
- pessoas com 60 anos ou mais;
- pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos;
- pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 40 anos ou mais (essas deverão constar em listagem que estará presente nos postos de saúde);
- pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (Hemodiálise), acima de 18 anos (presentes em listagem nominal que está nas unidades);
- trabalhadores das forças de segurança e salvamento (presente em listagem nominal que está no ponto de vacinação ao lado do Cemai);
- pessoas com comorbidades (de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19) de 40 anos até 59 anos.
LEIA MAIS: Veja quais comorbidades darão direito à vacinação contra a Covid-19
Locais: Postos de Saúde da cidade e do interior
Área Urbana: 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30
Interior: 8 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas
Publicidade
Horário ampliado: As ESF Senai e ESF Faxinal estarão abertas até as 18h30
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que as pessoas devem levar cópia do atestado médico, receita, laudo ou exame que comprove a comorbidade junto com o original. A cópia ficará na unidade de saúde para registro.
Vacinação Covid-19 – segunda dose – apenas Covishield
Bloco 31 da Unisc (SIS)
8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS