Uma pesquisa do Instituto Ideia realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro constatou que o termo mais citado pelos entrevistados foi “Vacina”, com 22%. Com isso, ela foi eleita a palavra do ano de 2021. O levantamento foi realizado por meio de amostra representativa e contou com a participação de 1,2 mil pessoas. Na sequência, vieram “esperança”, “saúde” e “recomeçar”. Na língua inglesa, um estudo semelhante foi feito pelo dicionário Oxford, e a escolhida foi “vax”, uma abreviação de vacina. Ela foi 72 vezes mais buscada em 2021 em relação a 2020.
Nos anos anteriores, a mesma pesquisa do Ideia elegeu as palavras “luto”, em 2020, e “dificuldades”, em 2019, como as mais lembradas. Com isso, pode-se perceber como a situação geral do País, seja no sentido econômico, social ou da saúde, impacta na vida da população e permanece na mente dos brasileiros.
LEIA TAMBÉM: 2021 em fotos: veja retrospectiva do ano em imagens
Publicidade
Em âmbito local, a Gazeta do Sul saiu às ruas de Santa Cruz do Sul para descobrir qual palavra marcou os santa-cruzenses. As respostas foram muitas, mas quase todas elas remetem ao mesmo tema: Covid-19. O termo mais citado foi “superação”. “Para vencer essa pandemia somente com muita força de vontade, senão a gente não consegue”, disse a aposentada Odete Schaefer, de 65 anos. “Porque superamos muitas coisas neste ano e, se Deus quiser, vai melhorar”, afirmou a também aposentada Lurdes Vieira, de 61 anos.
Outra palavra muito mencionada foi “gratidão”. Entre as que citaram estão a vendedora Gilvane Fagundes e a comerciária Gislaine Weber. “Gratidão porque ninguém da minha família teve Covid-19 e também pela saúde, que é o mais importante”, frisou Gislaine, de 51 anos. Outros termos, que se assemelham e foram lembrados, são “solidariedade” e “empatia”. A auxiliar administrativa Mariele Gonçalves pediu que as pessoas pensem mais no próximo, seja no sentido de ajudar ou de se colocar no lugar do outro antes de agir.
LEIA TAMBÉM: O que preveem o tarô, os búzios e os astros: 2022 deve ser um ano de recomeços
Publicidade
As palavras mais citadas pelos santa-cruzenses foram:
LEIA MAIS: Retrospectiva 2021: início da vacinação e retomada das atividades marcaram o segundo ano de pandemia
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.