Dentre as mudanças propostas pelo Ministério da Saúde para o calendário básico de vacinação está a ampliação da faixa etária contemplada com a vacina meningocócica C. As doses que antes eram aplicadas somente aos 3, 5 e 12 meses foram ampliadas também para adolescentes de 12 e 13 anos, em forma de reforço.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações de Santa Cruz do Sul, Raquel Emmel Lopes, as novas regras acontecem por conta de alterações na situação epidemiológica e também em decorrência de mudanças nas indicações. “Estudos comprovaram que o índice de anticorpos diminuía nesta faixa etária, já que os jovens ficavam muito tempo sem fazer a vacina. Agora, pode-se dizer que o esquema é similar à antitetânica”, explica.
Em 2016, conforme dados da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), 17 casos de meningite foram registrados na região. Desses, dois eram meningogócica – tipo combatido pela vacina – e aconteceram em Santa Cruz. Os outros foram viral, bacteriano, pneumocóco e de outras etiologias. Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da 13ª CRS, Beanir Lara, a maioria acometeu bebês de até 12 meses e pessoas com mais de 60 anos. Já o sexo de maior predominância foi o masculino. “O número de casos não foi considerado alto, porém houve um óbito do tipo meningocóco C”, diz Beanir.
Publicidade
SAIBA MAIS
O novo esquema de vacinação:
No caso dos jovens que já não se enquadram mais no esquema completo, a orientação é que tomem dose única, com 12 e 13 anos.
Publicidade
A doença:
A meningite C causa a inflamação das meninges – membrana que reveste o cérebro e a medula espinhal. A transmissão acontece por meio de fluidos respiratórios– nariz e boca. Por isso, o índice de contágio é maior no inverno. A meningite C acomete mais crianças e adolescentes, mas não quer dizer que adultos estão livres. Entre os principais sintomas estão dor de cabeça, febre, vômito e rigidez de nuca.
Turno único:
Publicidade
Em Santa Cruz as pessoas devem ficar atentas ao turno único. As unidades básicas de saúde atendem das 8 às 14 horas. A exceção é o Centro Materno Infantil (Cemai), que vacina crianças e adolescentes das 7 horas às 18h45. As primeiras horas são as de menor movimento.
This website uses cookies.