Categories: CoronavírusRegional

Vacina chega para pessoas com 18 anos ou mais em toda a região

Os 13 municípios integrantes da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) conseguiram cumprir a meta estipulada pelo governo do Estado e disponibilizaram as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 para toda a população adulta sem comorbidades até o dia 25 de agosto. Santa Cruz do Sul havia anunciado inicialmente a oferta para 20 anos ou mais, no entanto, ao longo da manhã ampliou a faixa etária para 18 anos ou mais.

Em entrevista ao jornalista Ronaldo Falkenback, no programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9, a responsável pela 13ª CRS, Mariluci Reis, comemorou a conclusão dessa etapa. “Cumprimos a meta do governador, que nos deu até o dia 25 para que todos estivessem vacinando com 18 anos ou mais. Batalhamos muito, e quero parabenizar os municípios que com muita competência chegaram a essa faixa etária”, disse. Ela ressaltou também a importância de concluir essa etapa de imunização da população.

LEIA MAIS: Senhas para vacinação começam a encerrar nas unidades de saúde

Publicidade

A coordenadora reforça que as remessas recebidas nesta semana são suficientes para contemplar toda a população da região com 18 anos ou mais. Por isso, quem não conseguiu se imunizar nessa quarta-feira, 25, pode procurar normalmente as unidades de saúde nos próximos dias. Desde o início da distribuição, em janeiro, a 13ª CRS já encaminhou 240 mil vacinas para primeira dose aos municípios e, destas, 226 mil já foram aplicadas. Considerando os totalmente imunizados, o número cai para pouco menos da metade, com 108 mil pessoas.

Ainda na esteira da segunda dose, Mariluci foi mais uma autoridade de saúde a pedir que a população não deixe de completar o esquema vacinal no período correto. “O Ministério da Saúde já está falando em terceira dose, então nós clamamos para que as pessoas que não realizaram a D2 conforme a data prevista no cartão façam, mesmo que já tenham passado alguns dias”, salientou. Ela voltou a reforçar que a imunização só é total após a aplicação das duas doses.

LEIA MAIS: 99% da população adulta está vacinada; aplicação de primeiras doses continua nesta quinta

Publicidade

Mariluci ainda garantiu que há estoque suficiente e não faltarão doses para completar os esquemas de todas as pessoas que receberam a D1. Ao projetar os próximos passos, a coordenadora disse acreditar que adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades devem receber os imunizantes num futuro próximo. Alguns estados brasileiros, inclusive, já se anteciparam ao Ministério da Saúde e estão vacinando esse grupo, prática que foi repreendida pelo ministro Marcelo Queiroga.

Terceira dose

O Ministério da Saúde anunciou nessa quarta-feira, o início da aplicação de terceira dose das vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes serão disponibilizados a partir de 15 de setembro, para idosos com 70 anos ou mais que já receberam a D2 há pelo menos seis meses e para pessoas imunossuprimidas após 28 dias da D2. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Câmara Técnica de Imunização da Covid-19 (Cetai). Na mesma reunião, definiu-se a redução do intervalo entre D1 e D2 da Pfizer e AstraZeneca para oito semanas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.