Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Vacina chega para pessoas com 18 anos ou mais em toda a região

Foto: Rafaelly Machado

Os 13 municípios integrantes da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) conseguiram cumprir a meta estipulada pelo governo do Estado e disponibilizaram as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 para toda a população adulta sem comorbidades até o dia 25 de agosto. Santa Cruz do Sul havia anunciado inicialmente a oferta para 20 anos ou mais, no entanto, ao longo da manhã ampliou a faixa etária para 18 anos ou mais.

Em entrevista ao jornalista Ronaldo Falkenback, no programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9, a responsável pela 13ª CRS, Mariluci Reis, comemorou a conclusão dessa etapa. “Cumprimos a meta do governador, que nos deu até o dia 25 para que todos estivessem vacinando com 18 anos ou mais. Batalhamos muito, e quero parabenizar os municípios que com muita competência chegaram a essa faixa etária”, disse. Ela ressaltou também a importância de concluir essa etapa de imunização da população.

LEIA MAIS: Senhas para vacinação começam a encerrar nas unidades de saúde

Publicidade

A coordenadora reforça que as remessas recebidas nesta semana são suficientes para contemplar toda a população da região com 18 anos ou mais. Por isso, quem não conseguiu se imunizar nessa quarta-feira, 25, pode procurar normalmente as unidades de saúde nos próximos dias. Desde o início da distribuição, em janeiro, a 13ª CRS já encaminhou 240 mil vacinas para primeira dose aos municípios e, destas, 226 mil já foram aplicadas. Considerando os totalmente imunizados, o número cai para pouco menos da metade, com 108 mil pessoas.

Ainda na esteira da segunda dose, Mariluci foi mais uma autoridade de saúde a pedir que a população não deixe de completar o esquema vacinal no período correto. “O Ministério da Saúde já está falando em terceira dose, então nós clamamos para que as pessoas que não realizaram a D2 conforme a data prevista no cartão façam, mesmo que já tenham passado alguns dias”, salientou. Ela voltou a reforçar que a imunização só é total após a aplicação das duas doses.

LEIA MAIS: 99% da população adulta está vacinada; aplicação de primeiras doses continua nesta quinta

Publicidade

Mariluci ainda garantiu que há estoque suficiente e não faltarão doses para completar os esquemas de todas as pessoas que receberam a D1. Ao projetar os próximos passos, a coordenadora disse acreditar que adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades devem receber os imunizantes num futuro próximo. Alguns estados brasileiros, inclusive, já se anteciparam ao Ministério da Saúde e estão vacinando esse grupo, prática que foi repreendida pelo ministro Marcelo Queiroga.

Terceira dose

O Ministério da Saúde anunciou nessa quarta-feira, o início da aplicação de terceira dose das vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes serão disponibilizados a partir de 15 de setembro, para idosos com 70 anos ou mais que já receberam a D2 há pelo menos seis meses e para pessoas imunossuprimidas após 28 dias da D2. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Câmara Técnica de Imunização da Covid-19 (Cetai). Na mesma reunião, definiu-se a redução do intervalo entre D1 e D2 da Pfizer e AstraZeneca para oito semanas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.