Em um caso raro na região Centro Serra, uma vaca deu à luz dois bezerros gêmeos, que nasceram na última terça-feira, 4, na propriedade do bovinocultor Lino Aparício Baggiotto, de 72 anos. O caso ocorreu na localidade de Linha Quinca, interior de Sobradinho. O casal de gêmeos se chama Chiquinha e Xodó, e são da raça Holandesa vermelha.
Conforme Lino, essa é a segunda vez que isso ocorre na sua propriedade. Ele recorda que há mais de 20 anos o mesmo caso aconteceu, com nascimento de bezerros gêmeos. Ele cria 23 vacas leiteiras, que juntas produzem 12 mil litros de leite por mês. Ao todo, são anos lidando com o gado e a produção de leite na localidade, sendo uma das fontes de renda da família.
Atualmente, ele conta com 40 cabeças de gado entre as raças Jersey, Holandesa preta e vermelha na propriedade. “A gente sabe que é um caso raro de acontecer, ainda mais sendo duas vezes nesse tempo que lido com o gado. Mas graças a Deus que estão bem e com saúde”, comenta Baggiotto.
Publicidade
Do total de leite produzido por mês, cerca de nove mil litros é distribuído para Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) de Espumoso, que surgiu para integrar atividades do agronegócio, na produção e na rentabilidade do produtor. Já os outros três mil litros são vendidos para a população sobradinhense, comercializado direto na propriedade ou no comércio.
This website uses cookies.