O vereador Henrique Hermany (Progressistas) confirmou, na tarde desta quinta-feira, 27, que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica vai ser mantida no Hospital Santa Cruz (HSC). Ele usou o Facebook para contar que, durante reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, ficou definida a manutenção dos leitos neonatais e pediátricos, mas não da UTI mista.
O que vai acontecer é a separação dos leitos neonatais e pediátricos, com equipes e espaços distintos, se enquadrando na regra da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nesse sentido, Hermany escreveu que será encaminhado um projeto para ampliar a capacidade das unidades, passando para 10 leitos neonatais (oito reservados para pacientes do SUS e dois privados) e cinco pediátricos (quatro para SUS e um privado). A proposta de ampliação partiu do Hospital Santa Cruz (HSC), baseada na capacidade física da instituição.
LEIA MAIS: Estado pode sugerir instalação de UTI pediátrica no HSC
Publicidade
A expectativa é de que o projeto de adequação da estrutura física seja concluído em 30 dias. Posteriormente, há prazo de 45 dias para finalização do projeto assistencial e, dependendo dos custos para separação e ampliação das UTIs neonatal e pediátrica, pode ser possível se enquadrar na distribuição de recursos do programa Avançar na Saúde, do governo do Rio Grande do Sul. Estado e município irão avaliar a possibilidade de custeio conjunto dos leitos.
O vereador Henrique Hermany avaliou como positiva a definição que saiu na reunião desta tarde. “A secretária Arita entendeu a importância da manutenção desses leitos aqui”, disse. Ele ainda enalteceu a luta da comunidade. “É um dia muito feliz, uma notícia que traz alívio e esperança para quem é pai, mãe, avô e avó”, destacou. Hermany afirmou que a mobilização será mantida até que os leitos sejam, de fato, implantados.
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, enfatizou que nunca foi intenção do governo do Estado fechar UTIs.
Publicidade
O Hospital Santa Cruz divulgou um comunicado, confira na íntegra:
Comunicado
Sobre as tratativas para a manutenção dos atendimentos de UTI Pediátrica em Santa Cruz do Sul, a direção do Hospital Santa Cruz (HSC) informa que, em reunião conjunta com o Município de Santa Cruz do Sul e Secretaria Estadual da Saúde, foi definido que será apresentada uma proposta de projeto que viabilize essa intenção, considerando quatro aspectos centrais:
*Colaboraram os jornalistas Ronaldo Falkenback e Márcio Souza
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.