A equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Cruz (HSC) promove nesta sexta-feira, 23, um jantar-baile comemorativo aos 25 anos de funcionamento do serviço. O evento será realizado no Grêmio Esportivo Olaria, no Bairro Universitário, a partir das 20 horas, com a animação da Banda N´Band.
LEIA MAIS: Obras da UTI Pediátrica estão adiantadas e devem ficar prontas até o fim de outubro
Inaugurada em 1997, a unidade é a única na região do Vale do Rio Pardo e foi inteiramente construída por meio de contribuições da comunidade. No local internam pacientes desde o nascimento até 11 anos e 11 meses, críticos ou semicríticos, que necessitam de cuidados complexos. A maioria dos pacientes internados nesta unidade compreendem recém-nascidos prematuros, que além de cuidados complexos, necessitam de cuidados minuciosos.
Publicidade
A unidade possui plantão médico 24 horas e é formada por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudióloga e nutricionistas.
Atualmente o espaço está em processo inicial de restruturação, que abrange a reforma e adequação dos ambientes e a aquisição de materiais e equipamentos, possibilitando a modernização da atual UTI Neonatal e a implantação da UTI Pediátrica, com cinco leitos. Com a mudança, a UTI Pediátrica, que atende crianças de 29 dias a 12 anos, passará de dois para cinco leitos, sendo quatro para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na UTI Neonatal, que atende recém-nascidos até 28 dias, o número de leitos passará de oito para 10, sendo oito para o SUS.
LEIA TAMBÉM: Casa da Amizade doa kits de enxoval infantil ao Hospital Santa Cruz
Publicidade
Junto à estrutura da UTI Neonatal e Pediátrica do HSC encontra-se a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A estrutura conta com 10 leitos especializados no atendimento de recém-nascidos que, devido ao quadro clínico, não estão em condições de ir para casa. O Hospital também possui o alojamento para as mães que já receberam alta da maternidade e precisam acompanhar o filho recém-nascido na UTI ou na UCI.
Entre os programas e projetos desenvolvidos atualmente na unidade está o Método Mãe-Canguru, que promove o contato precoce, pele a pele, entre a mãe e o filho. Esta modalidade é voltada aos recém-nascidos de baixo peso e os pais possuem livre acesso à UTI e à UCI.
LEIA TAMBÉM: Para melhorar a cada dia: Hospital Santa Cruz completa 114 anos
Publicidade
Outro projeto importante é a hora do conforto, que tem como objetivo proporcionar aos pequenos pacientes um ambiente similar ao útero materno. O projeto tem aspecto importante de humanização para o prematuro, oferecendo conforto, descanso e tranquilidade aos bebês.
Para os pais e familiares das crianças internadas na UCI e na UTI Neonatal e Pediátrica do HSC há ainda o Grupo de Aconchego e o Grupo Bebê a Bordo. As estruturas são espaços de apoio para atender às diferentes demandas destas famílias. Nestes momentos são trabalhados os sentimentos dos pais frente à hospitalização, além de atividades de autocuidado com a mãe.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.