O Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF), da Secretaria da Saúde (SES), acrescentou a opção de renovação de tratamento pela Farmácia Digital RS, nessa quarta-feira, 8. Além disso, incluiu novos itens à lista de medicamentos e terapias nutricionais disponíveis para solicitação pela plataforma. Até o momento, apenas as primeiras solicitações de tratamentos estavam disponíveis por meio digital.
Para a renovação periódica, o usuário precisava se deslocar até a Farmácia de Medicamentos Especiais de cada município. A renovação digital é uma iniciativa inédita no país, que possibilita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mais rapidez e segurança para dar continuidade aos tratamentos com medicamentos disponibilizados pela SES. Qualquer usuário que já esteja em tratamento e recebendo medicamentos pelo Estado poderá utilizar a Farmácia Digital RS para fazer a renovação.
Confira os passos necessários para renovação dos medicamentos na plataforma:
- Acesse www.farmaciadigital.rs.gov.br;
- Entre com login e senha do usuário para realizar a renovação digital. Se o usuário não tiver cadastro, poderá realizá-lo na plataforma. É rápido, fácil e seguro;
- Verifique se, na lista de tratamento do usuário, o medicamento utilizado já se encontra no prazo de renovação;
- Selecione o tratamento e carregue os documentos necessários indicados na plataforma;
- Verifique se está tudo correto e finalize a renovação digital. Será gerado um número de protocolo, que também será enviado via SMS para o telefone e e-mail do usuário cadastrado, para acompanhamento da solicitação de renovação do tratamento.
Primeira solicitação
Para os usuários que ainda não iniciaram o tratamento e precisam solicitar medicamentos pela primeira vez, a lista de apresentações disponibilizadas para realização do pedido digital ainda não engloba todos os ofertados pela SES, porque alguns deles requerem exames e perícia mais complexos. Porém, com o tempo, todos serão incluídos na Farmácia Digital RS.
Publicidade
Em setembro, foram incluídas novas linhas de cuidado de doenças como artrite psoríaca, dermatomiosite/polimiosite, esclerose sistêmica, lúpus eritematoso sistêmico, endometriose, transtorno esquizoafetivo e epilepsia. As solicitações e renovações devem ser feitas por usuários maiores de 18 anos.
Ao todo, são disponibilizadas 163 apresentações entre medicamentos e terapias nutricionais.
LEIA TAMBÉM: Certificado de Vacinação contra Covid-19 passará a contar com novas informações
Publicidade