A produção de morangos em calhas hidropônicas é um dos destaques do espaço da Emater/Ascar na Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, em Rio Pardo. O sistema, que substitui os slabs (bolsas plásticas feitas de polietileno), tem sido adotado pelos agricultores que fazem o cultivo da fruta em substrato.
Segundo a extensionista rural da Emater, Djeimi Janisch, o sistema de calhas tem sido usado há cerca de três anos nas propriedades gaúchas. A novidade vem sendo adotada gradualmente, mas já é a preferência dos agricultores que estão começando na produção de morangos. “Quem começa hoje, já usa a calha”, garante Djeimi.
LEIA MAIS: Mostra Verde é Vida evidencia o protagonismo estudantil na Expoagro
Publicidade
Uma das vantagens das calhas em relação ao slab é a melhor visualização do sistema de raízes do morango. Além disso, Djeimi explica que, no Rio Grande do Sul, a produção da fruta já ocorre em substrato na maioria das propriedades, ao contrário de outras regiões, onde é mais comum o cultivo no solo.
Curso

Além de prestar apoio aos produtores rurais em todas as etapas do cultivo, a Emater/Ascar também oferece cursos presenciais e EAD de produção de morango em substrato sem uso de agrotóxicos.
LEIA MAIS: Economia local em destaque na feira por meio de rota turística
Publicidade
No Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia, a modalidade presencial ocorre nos dias 7 e 8 de maio, 4 e 5 de junho, 17 e 18 de setembro e 22 e 23 de outubro, com carga horária de 16 horas. Já o formato à distância, com carga de 24 horas, terá turmas de 3 a 30 de junho e 2 a 31 de outubro. Para mais informações, pode se contatar o telefone/WhatsApp (51) 99935 9236 ou e-mail ctteutonia@emater.tche.br.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade