Política

Urnas eletrônicas terão tradução em Libras nas eleições de outubro

Pela primeira vez, todas as urnas eletrônicas utilizadas na eleição de outubro contarão com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Conforme anunciado na semana passada pela Justiça Eleitoral, uma intérprete na tela da urna indicará qual cargo está em votação.

Santa Cruz recebe novas urnas eletrônicas

Os eleitores santa-cruzenses vão encontrar novidades no dia da eleição: as urnas eletrônicas foram substituídas. Os novos equipamentos chegaram em maio a Santa Cruz do Sul. A região é uma das primeiras no Rio Grande do Sul a realizar o processo de substituição dos equipamentos. Algumas unidades estavam em operação desde 2009.

LEIA TAMBÉM: Eleitorado está mais maduro e escolarizado em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Os equipamentos possuem a tela na parte superior do teclado numérico, além de uma bateria interna que garante que funcionem por até 12 horas sem energia elétrica. Antes da utilização, as novas urnas vão passar por diversos testes. O objetivo é verificar a integridade dos equipamentos e do sistema de votação.

LEIA TAMBÉM: TSE vai receber denúncias sobre desinformação nas eleições

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.