Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

preparação

Urnas eletrônicas começam a ser programadas em Santa Cruz do Sul

Foto: John Kaercher Machado

Urnas começaram a ser carregadas na sede da Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul

Com menos de duas semanas para as eleições municipais em todo o Brasil, marcadas para o dia 6 de outubro, os preparativos para o pleito seguem a todo o vapor. Na tarde desta segunda-feira, 23, começou o processo de carga das urnas da 162ª Zona Eleitoral, na sede da Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul. Nessa etapa, os equipamentos são carregados com as informações dos candidatos e passam por testes, a fim de garantir o funcionamento no dia da votação.

As urnas chegam lacradas à sede da Justiça Eleitoral. Lá, ocorre o processo de carga, em que os equipamentos são programados com o material que contem os nomes e números dos candidatos aptos a receberem os votos no dia 6 de outubro. A etapa foi iniciada em uma cerimônia com presença da imprensa. Também foram convidados os partidos políticos, candidatos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público (MP).

LEIA TAMBÉM: Rádio Gazeta realiza última rodada com candidatos à Prefeitura nesta semana

Publicidade

Além disso, essa etapa também consiste na testagem de todo o conteúdo da urna, para que não apresente nenhum problema no dia das eleições. O juiz da 162ª Zona Eleitoral, André Luís de Moraes Pinto, que responde por Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz, explica que os equipamentos são programados para somente serem ligados às 7 horas do dia 6 de outubro. Nesse momento, é expedida uma espécie de recibo que sai da urna, o qual confirma que não há nenhum voto registrado.

Além disso, também é feito o teste das teclas, para garantir que todas estejam funcionando adequadamente; e do som, o “barulhinho” que a urna faz quando é confirmado o voto. Assim que terminado o processo, as urnas são lacradas com assinatura do juiz eleitoral e do promotor eleitoral e são novamente encaixotadas. Os equipamentos permanecem no depósito da Justiça Eleitoral até a véspera das eleições, quando começam a ser transportados aos locais de votação.

OPINIÃO: Marcio Souza: “Campanhas mais prudentes”

Publicidade

Somente em Santa Cruz do Sul, são 319 urnas que receberão os eleitores no dia 6 de outubro. Na 40ª Zona Eleitoral, que atende a zona norte de Santa Cruz, além dos municípios de Gramado Xavier, Herveiras e Sinimbu, o trabalho de carga das urnas deve começar nesta terça-feira, 24.

Segurança das urnas

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o juiz Moraes Pinto também reforçou a credibilidade das urnas. “Felizmente, nestas eleições, não se está mais discutindo algo que era totalmente descabido, que era a discussão acerca da confiabilidade das unas eletrônicas. Elas já estão aí há quase 30 anos, funcionando e com demonstração de absoluta transparência e efetividade”, comenta. Além disso, o juiz eleitoral também esclarece que não há a possibilidade de um ataque hacker ou a ação de algum programa externo sobre as urnas, visto que elas não estão ligadas à rende mundial de computadores.

Colaborou John Kaercher Machado

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile