Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Urbanismo e Proteção Social são temas da segunda noite da Semana do MP

Promotora Roberta apresentou o trabalho de reurbanização realizado em Viamão | Foto: Julian Kober

Acadêmicos do curso de Direito voltaram a ocupar o anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para acompanhar ontem a segunda noite da Semana do Ministério Público. Realizado há 40 anos, o evento visa aproximar os estudantes dos profissionais que integram a instituição.

A promotora Roberta Morillos Teixeira abordou temáticas associadas às suas experiências de duas décadas no MP e do trabalho desenvolvido na Comarca de Viamão, onde atua desde 2018, com universidades da região. Ela apresentou o conceito de urbanismo, a ciência preocupada com a organização do espaço urbano.

LEIA TAMBÉM: Impactos das enchentes são debatidos na abertura da Semana do MP

Publicidade

Explicou que o promotor de Iustiça tem a missão de instigar os municípios a implantarem políticas públicas vislumbrando a organização urbana. “Isso inclui o planejamento urbano, a mobilidade, espaços públicos e a sustentabilidade. Ou seja, como é que se movimenta dentro de uma cidade? Onde vão estar instalados os serviços públicos? Como será a sustentabilidade deste município?”, apontou.

Nesse contexto, Roberta também citou a proteção social, a qual afirma ser a garantia de inclusão das pessoas no conceito de urbanismo. “Para que todos possam se sentir pertencentes a uma cidade, que seja bem planejada, que proporciona segurança e vontade de viver nela”, salientou. A Semana do Ministério Público se encerrará nesta quinta-feira, 15, às 19 horas, com a palestra de Ximena Cardozo Ferreira sobre Gestão de riscos de inundações urbanas.

LEIA TAMBÉM: Proprietários de terrenos no Cinturão Verde terão desconto no IPTU; saiba mais

Publicidade

Na prática

A representante do Ministério Público falou ainda sobre o projeto de Viamão para regularizar as áreas públicas ocupadas irregularmente. A iniciativa prevê a presença desses moradores no ordenamento urbanístico, assegurando proteção social e inclusão, além de garantir os seus direitos e retirá-los dessa situação. “Esse é o objetivo do projeto a que a gente dá o nome ‘Agora a Casa é Minha’”, afirmou. 

No dia 30 de junho, houve a entrega das primeiras matrículas de áreas regularizadas por meio desse trabalho. Foi dada a documentação de 30 lotes. O trabalho desenvolvido pela promotora envolve a Prefeitura de Viamão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.