Categories: Regional

UPA do Esmeralda atende quase 50 mil pessoas em um ano de atuação

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda atendeu 46.510 pessoas em um ano de funcionamento.  O serviço da UPA, aberta no dia 3 de agosto de 2016, é mantido pelo Hospital Ana Nery, através de um convênio com a Prefeitura. Do total de atendimentos deste primeiro ano, 41.880 foram consultas e 4.630 procedimentos de modo geral.

O administrador da instituição de saúde, Gilberto Gobbi, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta, que, embora no começo o movimento tenha sido menor que o esperado, atualmente a UPA é bastante procurada pela população. “Em maio a gente teve mais de cinco mil atendimentos, com média diária de 180 pessoas”, comentou Gobbi.

A unidade foi projetada para atender uma média de 150 pacientes por dia, mas, hoje, recebe cerca de 156 pessoas diariamente. Esse volume superior ao esperado, no entanto, não preocupa. “A gente tem uma estrutura bem montada, qualificada, com dois profissionais médicos 24 horas por dia e a gente continua com volume baixo nas madrugadas. O volume de atendimento se concentra no final da tarde”, afirma Gobbi, explicando que das 17 às 20 horas há maior procura.

Publicidade

Conforme o administrador, os moradores da Zona Sul de Santa Cruz foram os principais beneficiados pela instalação da unidade. “Há a facilidade de acesso, de estacionamento. Entendo que ficou bem localizada. Pelo volume de pessoas que moram naquela região foi bem significativo”, explica.

A UPA tem estrutura para receber, principalmente casos de urgência e emergência. “Um caso cirúrgico, por exemplo, vai ser atendido. Nós vamos estabilizar o paciente e encaminhar para um hospital para fazer o procedimento cirúrgico propriamente dito”, explica, salientando que a grande maioria dos atendimentos são de pequena complexidade.  O administrador pondera que muitos destes pacientes poderiam receber encaminhamento na rede básica de saúde. “Aos pouquinhos a gente está tentando conscientizar as pessoas que, nos casos mais simples, podem ser procurados os postos de saúde”, explica.

Localizada na Rua Carlos Swarowsky, a UPA do Bairro Esmeralda conta com estrutura para acolher casos de casos simples até os mais complexos. Além da unidade, o município conta com outras duas estruturas para atendimentos de urgência e emergência: o Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz e o Hospitalzinho do Bairro Santa Vitória.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.