Um mês após a implantação do novo fluxo de atendimento e da contratação de mais médicos para a UPA 24 horas, gestores da saúde de Venâncio Aires voltaram a se reunir para reavaliar o serviço. Em encontro no Hospital São Sebastião Mártir, os números do mês de maio foram analisados para acompanhar a evolução dos atendimentos, resolutividade, encaminhamentos e tempo de espera dos pacientes. Apesar do grande número de atendimentos, o tempo médio de espera diminuiu em aproximadamente uma hora.
LEIA TAMBÉM: UPA de Venâncio Aires vai contar com mais um consultório
Com picos de atendimento comprovados das 7 às 19 horas, a administração municipal contratou mais profissionais e dobrou o número de médicos nesse horário, reduzindo a escala em períodos de menor movimento. Também abriu um novo consultório no setor destinado a pacientes com classificação amarela, com fluxo de entrada diferenciado. “Com local destinado apenas a pacientes urgentes, que demandam mais atenção, conseguimos desafogar a espera de pacientes classificados com verde e azul”, explica o diretor técnico do Hospital São Sebastião Mártir, Guilherme Furst Neto.
Publicidade
Menos espera
Apenas em maio, a UPA venâncio-airense registrou 6.846 atendimentos, média de 220 por dia. No mesmo período, houve mais de 8.674 procedimentos de enfermagem e apenas 114 encaminhamentos ao hospital, o que comprova a resolutividade do serviço na UPA. A média de espera por atendimento, no entanto, chegou a uma hora e 25 minutos em maio.
Com a implantação das mudanças, em junho o tempo médio de espera caiu para 23 minutos até a última segunda-feira. Para julho, a meta é de alterações no Pronto-Atendimento do hospital, com projeto de reformas internas, redirecionamento de fluxo e capacitação das equipes.
LEIA TAMBÉM: Atendimentos na saúde aumentam 45% em Venâncio Aires
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!