No dia 27 de outubro, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santa Cruz do Sul completou um mês de funcionamento. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, apresentou um balanço deste primeiro mês de operação da unidade, localizada na Travessa Vereador Walter Kern, 125, ao lado do Cemai. Segundo ele, desde setembro foram realizados 2.477 atendimentos.
O local, que funciona 24 horas, vem absorvendo grande parte dos atendimentos não urgentes, que antes eram realizados no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz. “Cerca de 80% dos atendimentos são de baixa urgência, e a UPA Central tem feito essa absorção, tirando cerca de 1,6 mil pacientes do PA”, informou. No entanto, ele afirmou que o espaço pode receber ainda mais pacientes com questões de baixa complexidade.
LEIA TAMBÉM: Quais vacinas as gestantes precisam fazer? Veja se você está com a imunização completa
Publicidade
Mantida pelo município, a UPA Central opera com custo mensal de R$ 574 mil. Dupont considera esse valor um investimento, não uma despesa. Ele destacou que, após quatro meses, que serão completados em janeiro, o Ministério da Saúde passará a subsidiar a unidade com cerca de R$ 330 mil mensais. A Prefeitura investirá o restante, complementando o custo de operação.
O secretário de Saúde falou a respeito dos recursos aplicados em saúde no município. Segundo ele, a sobrecarga do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz ainda é um dos maiores desafios, devido ao alto fluxo de pacientes e questões de organização interna. Para aliviar essa pressão, a pasta reabriu o plantão noturno da UBS Clementina Martini.
LEIA TAMBÉM: ESF Ingo Ebert promove ações educativas no mês dedicado à prevenção do câncer de próstata
Publicidade
Com a implantação da unidade central, a UBS Clementina foi transferida para um novo prédio na Rua Thomaz Flores e teve seu plantão transferido para o Bairro Cohab, para atender à demanda da região norte até as 22 horas. O atendimento da unidade de Linha Santa Cruz também foi estendido até as 22 horas.
Dupont mencionou ainda a criação do plantão SUS no Hospital de Monte Alverne, que funciona diariamente das 19 horas até a manhã do dia seguinte e 24 horas aos fins de semana, reduzindo o fluxo de pacientes do interior para o centro urbano. Também lembrou do atendimento na Unidade de Saúde do Bairro Avenida.
*Colaborou o radialista Rosemar Santos
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.