Saúde

UPA Central fortalece rede de atendimento 24 horas em Santa Cruz do Sul

O primeiro dia de atividade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central já foi de boa procura por parte da população de Santa Cruz do Sul. O novo serviço municipal de saúde 24 horas abriu suas portas na manhã dessa sexta-feira, 27. No meio da tarde, a unidade já somava 22 atendimentos, com encaminhamento de pacientes para exames, aplicação de medicações e também para a sala de observação.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Fernando Cruz, informou que foram necessários três meses para que a estrutura estivesse pronta para entrar em operação, com a reforma e ampliação do prédio e aquisição de equipamentos. As mudanças também incluíram a adequação da área para acesso e circulação de ambulâncias.

LEIA TAMBÉM: UPA Central começa a funcionar em Santa Cruz nesta sexta-feira

Publicidade

Cruz salientou que o Município tinha a necessidade de aumentar sua capacidade de atendimento na região central, e a parceria com o Hospital Ana Nery (HAN) foi fundamental para alcançar esse objetivo. “Agora, a gente tem uma ampliação da zona de cobertura de assistência 24 horas na cidade, entre a UPA do Bairro Esmeralda, o Hospitalzinho, o plantão do PA e a UPA Central”, argumentou.

UPA Central agora está apta para atuar em casos de urgência de média complexidade

Segundo ele, com os plantões noturnos em Linha Santa Cruz, até as 22 horas, e na Cohab Renascença, até a meia-noite, mais o plantão SUS do Hospital Monte Alverne e a construção da UPA Cidade Alta, já anunciada, o município terá a ampliação de atendimento noturno e 24 horas em praticamente todas as suas regiões.

LEIA TAMBÉM: Instalação da UPA Central altera fluxo de atendimentos

Publicidade

O secretário destacou o enfoque no atendimento humanizado que a unidade irá ofertar. “Nossa orientação é para que tenhamos o acolhimento às pessoas, a escuta empática. As doenças nem sempre são físicas e a gente precisa saber entender o ser humano como um todo, para ser assertivo no processo de cura.”

Gestão valorizará qualidade de atendimento

O HAN já administra outros serviços municipais, como a UPA do Bairro Esmeralda, o Hospitalzinho e residenciais inclusivos e terapêuticos. Para o superintendente da instituição hospitalar, Gilberto Antônio Gobbi, a gestão da UPA Central buscará manter a qualidade de atendimento oferecido nos demais estabelecimentos, com foco na humanização e respeito aos pacientes.

Segundo Gobbi, a UPA Central dispõe de equipe qualificada e preparada, com dois médicos plantonistas, garantindo rápido atendimento. “Todo o objetivo que temos é no acolhimento a todos que nos procuram, com foco de fato no paciente e em suas necessidades”, definiu.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: UBS Clementina Martini vai mudar de endereço devido à implantação de nova UPA

Manoel Roberto Silva

A UPA Central funciona como estrutura intermediária entre a atenção básica e os hospitais. O serviço é considerado de porte 1 e atende 24 horas por dia nos sete dias da semana, estando apto para atuar em casos de urgência de média complexidade.

O microempresário aposentado Manoel Roberto Silva, com problemas no ciático, foi até o serviço em busca de receita para uma medicação que aliviasse sua dor. Ao adentrar a recepção da UPA Central, ele surpreendeu-se positivamente com a transformação do espaço.

Publicidade

Morador da vizinhança, ele já frequentava o local quando ali ainda funcionava a UBS Clementina Martini. “Já estava bom e acho que agora vai ficar melhor”, afirmou.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.