O primeiro dia de atividade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central já foi de boa procura por parte da população de Santa Cruz do Sul. O novo serviço municipal de saúde 24 horas abriu suas portas na manhã dessa sexta-feira, 27. No meio da tarde, a unidade já somava 22 atendimentos, com encaminhamento de pacientes para exames, aplicação de medicações e também para a sala de observação.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Fernando Cruz, informou que foram necessários três meses para que a estrutura estivesse pronta para entrar em operação, com a reforma e ampliação do prédio e aquisição de equipamentos. As mudanças também incluíram a adequação da área para acesso e circulação de ambulâncias.
LEIA TAMBÉM: UPA Central começa a funcionar em Santa Cruz nesta sexta-feira
Publicidade
Cruz salientou que o Município tinha a necessidade de aumentar sua capacidade de atendimento na região central, e a parceria com o Hospital Ana Nery (HAN) foi fundamental para alcançar esse objetivo. “Agora, a gente tem uma ampliação da zona de cobertura de assistência 24 horas na cidade, entre a UPA do Bairro Esmeralda, o Hospitalzinho, o plantão do PA e a UPA Central”, argumentou.
Segundo ele, com os plantões noturnos em Linha Santa Cruz, até as 22 horas, e na Cohab Renascença, até a meia-noite, mais o plantão SUS do Hospital Monte Alverne e a construção da UPA Cidade Alta, já anunciada, o município terá a ampliação de atendimento noturno e 24 horas em praticamente todas as suas regiões.
LEIA TAMBÉM: Instalação da UPA Central altera fluxo de atendimentos
Publicidade
O secretário destacou o enfoque no atendimento humanizado que a unidade irá ofertar. “Nossa orientação é para que tenhamos o acolhimento às pessoas, a escuta empática. As doenças nem sempre são físicas e a gente precisa saber entender o ser humano como um todo, para ser assertivo no processo de cura.”
O HAN já administra outros serviços municipais, como a UPA do Bairro Esmeralda, o Hospitalzinho e residenciais inclusivos e terapêuticos. Para o superintendente da instituição hospitalar, Gilberto Antônio Gobbi, a gestão da UPA Central buscará manter a qualidade de atendimento oferecido nos demais estabelecimentos, com foco na humanização e respeito aos pacientes.
Segundo Gobbi, a UPA Central dispõe de equipe qualificada e preparada, com dois médicos plantonistas, garantindo rápido atendimento. “Todo o objetivo que temos é no acolhimento a todos que nos procuram, com foco de fato no paciente e em suas necessidades”, definiu.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: UBS Clementina Martini vai mudar de endereço devido à implantação de nova UPA
A UPA Central funciona como estrutura intermediária entre a atenção básica e os hospitais. O serviço é considerado de porte 1 e atende 24 horas por dia nos sete dias da semana, estando apto para atuar em casos de urgência de média complexidade.
O microempresário aposentado Manoel Roberto Silva, com problemas no ciático, foi até o serviço em busca de receita para uma medicação que aliviasse sua dor. Ao adentrar a recepção da UPA Central, ele surpreendeu-se positivamente com a transformação do espaço.
Publicidade
Morador da vizinhança, ele já frequentava o local quando ali ainda funcionava a UBS Clementina Martini. “Já estava bom e acho que agora vai ficar melhor”, afirmou.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.