Na tarde dessa terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ocorreu o ato de instalação da Comissão Especial das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. A finalidade é tratar sobre o papel dessas instituições, além da facilitação do acesso ao ensino superior. Desse modo, a atividade contou com a presença de representantes das 14 instituições de ensino superior que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).
A criação da comissão foi aprovada por unanimidade, no final de março, após proposição do deputado estadual Rafael Braga (MDB). A comissão será temporária e discutirá avanços e soluções para as problemáticas das universidades comunitárias, que abrangem todas as regiões do estado. O presidente da Casa Legislativa do Estado, deputado Vilmar Zanchin (MDB), proferiu a efetivação e a instalação da comissão.
LEIA TAMBÉM: Novo centro de inovação da Unisc é apresentado à comunidade
Publicidade
O presidente do Comung e reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, usou a tribuna para agradecer a oportunidade e o espaço para dialogarem. “As universidades têm muito a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul. Acreditamos que temos capacidade instalada de educação, pesquisa, extensão e inovação. Contem com a nossa competência técnica e humana”, pontuou.
O presidente da comissão, deputado Rafael Braga, que é egresso de universidade comunitária, enfatizou que, assim como ele, muitos gaúchos recebem atendimento e passam pelas instituições. “A história dos municípios e das regiões, e o desenvolvimento econômico crescem junto com as universidades, que mantêm um envolvimento com a comunidade. Se a educação comunitária vai mal, isso reflete naquela região”, afirmou Braga. Portanto, destacou a felicidade de contar com a presença de lideranças das 14 instituições do Comung, que mostram a rápida e forte mobilização da entidade.
LEIA TAMBÉM: Novas instalações do GAJ são inauguradas na Unisc
Publicidade
Além de Braga, que presidirá a comissão, os parlamentares integrantes serão: Jeferson Fernandes (Federação PT/PCdoB), Leonel Radde (Federação PT/PCdoB), Valdeci Oliveira (Federação PT/PCdoB), Joel Wilhelm (Progressistas), Issur Koch (Progressistas), Professor Bonatto (PSDB), Professor Cláudio Branchieri (Podemos), Thiago Duarte (União), Gerson Burmann (PDT) e Delegado Zucco (Republicanos).
O padrinho das universidades comunitárias, como é conhecido o vice-governador do estado, Gabriel Souza, destacou a força das instituições. “As universidades comunitárias são entidades públicas não estatais, são da comunidade e têm como função natural fortalecer o desenvolvimento regional”, finalizou o vice-governador.
LEIA TAMBÉM: Unisc tem 11 bolsas disponíveis para doutorado; confira em quais áreas
Publicidade
Professor do Amanhã
Durante o ato, o vice-governador fez menção ao programa Professor do Amanhã, prioridade das universidades comunitárias gaúchas, que está em fase de elaboração. Previsto para ser submetido à aprovação na Assembleia nos próximos dias, o objetivo do projeto será adquirir 1 mil vagas de cursos de licenciatura para formar novos professores, que é, atualmente, a maior demanda do estado. As bolsas serão adquiridas de universidades comunitárias, já que o Governo do Estado acredita na qualidade e no compromisso das instituições. Assim, Souza pediu a atenção da Casa com o projeto de lei e a expectativa é de abertura do primeiro edital ainda neste ano.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade