Os representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) participarão de audiência pública da comissão de educação da Assembleia Legislativa, na segunda-feira, 20. O motivo do encontro será a defesa do cumprimento do artigo 201 da Constituição Estadual.
Assim, poderia ser aplicado 0,5% da receita líquida de todos os impostos estaduais na garantia de vagas no ensino superior para estudantes.
Reitor da Universidade de Santa Cruz (Unisc), Rafael Henn disse, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, que a mobilização iniciou no ano passado. “O pedido é que, assim como Santa Catarina, o repasse seja feito para os estudantes”, defende.
Publicidade
LEIA MAIS: Unisc busca apoio para o acesso a financiamento previsto na Constituição do RS
Henn diz que o recurso pode ser encaminhado para os estudantes, por meio de mecanismos como o crédito (nos moldes do Fies) ou bolsas. A estimativa do Comung é que, com base no orçamento de 2020, possam ser abertas até 7 mil vagas. “É uma política pública muito benéfica, porque atende pessoas de baixa renda”, reforça.
LEIA TAMBÉM: Stifa e Unisc firmam parceria com descontos para Ensino Superior
Publicidade
O reitor acredita que ampliar as oportunidades de ingresso nas universidades pode auxiliar a enfrentar um outro problema percebido na sociedade: a falta de professores. “Os alunos não querem mais fazer licenciatura ou pedagogia, além disso, têm a dificuldade de conseguir chegar ao ensino superior pela falta de mecanismos como era o Fies”, alerta.
Ele frisa que as universidades comunitárias têm tradição na formação de professores. “O pedido é para que o governo observe o artigo 201 e coloque esse repasse aos acadêmicos do Estado já no orçamento do próximo ano”, indica.
LEIA TAMBÉM: Associados da ACI passam a ter descontos nos cursos da Unisc
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.