O Ministério da Educação (MEC) divulgou, recentemente, novos resultados de avaliações de cursos de ensino superior referentes ao ano de 2014. Com base nos resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Índice Geral de Cursos (IGC), os conceitos obtidos colocam a Univates como referência em qualidade.
O IGC da instituição mantém o conceito 4 (em uma escala de 1 a 5). Dos 16 cursos avaliados, 56% obtiveram a nota 4 no CPC e 93,75% ficaram com conceito acima de 3. Neste ciclo do MEC, foram avaliados cursos das Engenharias e Licenciaturas.
Sobre os indicadores
Publicidade
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente. A nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.
O CPC avalia os cursos superiores e determina a renovação de reconhecimento de um curso de graduação. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens. Todos os indicadores variam entre 1 e 5 (no máximo).
Publicidade