Na última quinta-feira, 29, representantes da Univates integraram o evento realizado na empresa Braskem, em Triunfo, para apresentação dos resultados de análises de desempenho do primeiro ônibus abastecido com gás biometano a rodar no Brasil. Representaram a Univates o pró-reitor Administrativo, professor Oto Moerschbäecher, o coordenador do Laboratório de Biorreatores, professor Odorico Konrad, e o engenheiro da Instituição, Robledo Müller.
Coordenador do estudo, Konrad informou resultados positivos. “Os níveis de poluição ficaram bem abaixo do determinado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e as emissões de ruído também foram abaixo dos padrões determinados pelas autoridades”, explicou. Segundo o diretor de vendas da Scania, Sílvio Munhoz, o veículo tem autonomia de mais de 300 quilômetros e emite 70% menos poluentes que os veículos a diesel.
Durante o último mês de janeiro, o veículo foi abastecido diariamente com o gás biometano – que no Rio Grande do Sul recebeu a marca GNVerde –, produzido pelo Consórcio Verde Brasil, formado pelas empresas Ecocitrus e Naturovos, de Montenegro. Enquanto isso, o ônibus fez uma rota demonstrativa entre as unidades da Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo. Nos meses de dezembro de 2014 e janeiro deste ano, o veículo esteve na Univates para a realização de testes.
Publicidade
This website uses cookies.