A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciou nessa segunda-feira, 21, a pesquisa Monitoramento da prevalência de SARS-CoV-2 em estudantes do ensino superior presencial. O objetivo é monitorar a prevalência de Covid-19 entre os estudantes da universidade, no retorno gradual às atividades presenciais. Até sexta-feira, 25, serão feitos 540 testes rápidos de antígeno.
No ano passado, em setembro e outubro, foram feitas duas etapas do projeto, com a testagem de 1.080 estudantes, sendo que não foram detectados casos positivos. “Como era um momento de baixa circulação viral, optamos por fazer uma nova etapa neste ano, quando a universidade retornou totalmente à presencialidade”, explica a professora e integrante da equipe técnica da pesquisa, Mari Ângela Gaedke.
Por enquanto, ainda não há previsão de quando será feita a quarta etapa. Na segunda, foram realizados 117 testes. Já o resultado final, será divulgado nesta sexta-feira, quando as testagens forem finalizadas. A pesquisa tem como coordenador o médico Marcelo Carneiro. Integram a equipe técnica a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, e também os professores Ana Paula Helfer Schneider, Jane Dagmar Pollo Renner, Lia Gonçalves Possuelo e Mari Ângela Gaedke.
Publicidade
Como é feita a testagem
Os alunos sorteados, aleatoriamente, são convidados a participarem da pesquisa que envolverá a realização do teste e aplicação de questionário. A testagem é feita nos três turnos de aulas, proporcionalmente ao número de estudantes matriculados em cada turno. Eles são abordados em sala de aula para a coleta. Em caso de aceite, são convidados a irem até uma sala apropriada, onde é feita a testagem.
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE A PANDEMIA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade