Visando à inovação e o desenvolvimento do interesse dos alunos da Educação Básica pela área das ciências exatas, a Universidade de Santa Cruz do Sul estará colocando em prática uma nova proposta. De autoria dos professores Alessandra Gobbi e Jorge Ribas, do departamento de Engenharia e Computação, o projeto Praça Stem: Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês).
A ideia é que o projeto contemple diversos espaços da universidade, tanto ao ar livre quanto internos. Conforme a vice-reitora da Unisc, Andréia Valim, os locais, modulares e adequados às atividades propostas, contarão com kits de construção da empresa Fischertechnik. A intenção é simular projetos de engenharia e de arquitetura com os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas de Santa Cruz do Sul, estimulando atividades em grupo e trabalho em equipe. Há a possibilidade de que outros espaços da cidade também sejam utilizados para o desenvolvimento do projeto.
LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc reúne projetos de três regiões do Rio Grande do Sul
Publicidade
O programa foi um dos escolhidos pelo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, para receber recursos visando o incentivo à produção científica. Para a Unisc, o valor cedido pelo Governo Federal a fim de colocar a Praça Stem em prática deve ser de R$ 295 mil. Além disso, o projeto conta com parceria da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Mercur.
Andréia explica que foi identificada uma falta de interesse nos estudantes nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. “Nós temos poucos alunos evoluindo para esses cursos da área das exatas, e precisamos estimular os estudantes do Ensino Fundamental a pensar a ciência, a pensar a matemática numa forma prática; e também os alunos do Ensino Médio já prospectarem que essa é uma carreira interessante. Todo mundo acha que matemática é muito difícil, que física é difícil, mas como é que a gente pode transpor essa dificuldade construindo soluções?”
LEIA TAMBÉM: Matrículas para cursos técnicos da Unisc em Pantano Grande estão abertas
Publicidade
Com os espaços, que serão de livre acesso e incentivarão os estudantes para que consigam imaginar e construírem soluções às quais serão desafiados, a expectativa é que o conhecimento nas áreas das ciências exatas evolua. Desse modo, também há o incentivo para que os estudantes ingressem em cursos superiores de Engenharia, Arquitetura, Matemática e outras graduações afins. “O que a Unisc propõe é trazer os estudantes pra dentro, mostrar que a área das ciências, tecnologia, engenharia e matemática são áreas possíveis de serem imaginadas”, reforça Andréia.
A vice-reitora também destaca a importância do ingresso dos alunos nas instituições de Ensino Superior. “Nosso papel enquanto universidade é sempre estimular que o aluno do Ensino Médio enxergue que fazer algum Ensino Superior é possível e que, tendo o Ensino Superior, ele vai ter uma diferença muito grande na sua vida”, comenta. Ela afirma que a possibilidade de cursar em uma faculdade ou universidade muda a condição social das pessoas, traz mais desenvolvimento aos municípios, estimula o empreendedorismo e aumenta o salário dos trabalhadores de uma região.
Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.